Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34754

TitleOs professores e o desenvolvimento vocacional dos estudantes
Author(s)Pinto, Helena Rebelo
Taveira, Maria do Céu
Fernandes, Eugénia
Issue date2003
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
Abstract(s)A influência dos professores no desenvolvimento vocacional dos estudantes, reconhecida pelos diversos agentes educativos, não tem sido objecto de investigação sistemática no País. Dados obtidos através de um inquérito aplicado a 46 professores e a 42 estudantes, tratados segundo uma metodologia qualitativa de grounded analysis, permitem identificar três temas fundamentais para aprofundar o papel dos professores nesse processo de desenvolvimento. São eles: a influência geral do professor nos alunos, em termos pessoais, cientificos e pedagógicos; a acção mais específica do professor no âmbito da sua disciplina; a cooperação do professor com outros agentes educativos e comunitários. Apresenta-se e comenta-se a análise dos dados, na vertente das suas implicações para a formação dos professores.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34754
ISSN0871-9187
Publisher versionhttp://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416102
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os professores e o desenvolvimento vocacional dos estudantes.pdfDocumento principal112,95 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID