Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35488
Título: | Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas |
Outro(s) título(s): | School strategies and conventions: a sociological-organizational perspective from teachers representations about acclaimed "autonomy" of the basic schools |
Autor(es): | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
Palavras-chave: | Escola Autonomia Convenções School Conventions Autonomy |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Resumo(s): | Este artigo enquadra-se num registo disciplinar da sociologia das organizações educativas
no qual procuramos desenvolver algumas dimensões teóricas do modelo político de análise das
organizações as quais nos permitiram articular com um outro quadro teórico: a escola das
convenções. Este enquadramento teórico insere-se numa linha de complementaridade A partir
dos contributos desta agenda, delineamos cinco lógicas de acção na análise das organizações.
Na fase final do artigo, pretendemos corroborar a convenção existente entre a lógica cívicacidadã
e a cívica-estatal, a partir de uma investigação empírica num Agrupamento de Escolas
do Ensino Básico, num contexto de autonomia consagrada no Decreto-Lei nº 115-A/98. This article was written within a disciplinary register of the educational organizations of sociology in which we propose to develop some theoretical dimensions of the political model of the organizations’ analysis which allows us to articulate with another theoretical approach: the conventions’ school. This theoretical approach comes within a complementary line. From this agenda’s contributions, we have defined five logics of action while analysing the organizations. In the final part of the article, we intend to corroborate the existing convention between the civic – citizen logic and the civic – state logic, from an empirical investigation carried out in a group of schools belonging to the Elementary Education, in an autonomy context acclaimed in the decree nr 115-A/98. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35488 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista educação.pdf | 166,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |