Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3551

TítuloCaracterí­sticas cromáticas de vinhos verdes tintos
Autor(es)Araújo, Isabel M.
Linhares, João M. M.
Pereira, Óscar M.
Nascimento, Sérgio M. C.
Oliveira, J. M.
Palavras-chaveVinho
Côr
Parâmetros colorimétricos
Data13-Abr-2005
CitaçãoENCONTRO DE QUÍMICA DOS ALIMENTOS, 7, Viseu, 2005 - "7.º Encontro de Química dos Alimentos" Viseu : [s.n.], 2005.
Resumo(s)A cor dos vinhos tintos é um dos atributos mais importantes na avaliação das suas características organolépticas, constituindo um parâmetro de qualidade. Como indicativo de qualidade pode inibir ou induzir o consumo. O consumidor espera determinadas características cromáticas em função do produto adquirido. O objectivo deste trabalho foi estudar o efeito do "terroir", do porta-enxerto e do ano de vindima nas características cromáticas de vinhos produzidos a partir de uvas das castas Vinhão e Amaral. Para tal, recolheram-se uvas das duas castas em dois locais diferentes na Região dos Vinhos Verdes (Amarante e Ponte de Lima) e enxertadas em dois porta-enxertos (161-49C e 1103P), as quais foram vinificadas de forma tradicional. Para caracterização da cor foram determinados os índices de Sudraud, de Glories e de Roubert, e ainda os parâmetros colorimétricos dos sistemas CIE 1931 (Y,x,y) e CIELAB. Todos os vinhos foram submetidos a uma prova organoléptica. Foram também comparados e correlacionados os diversos valores obtidos. Foi possível diferenciar os vinhos das duas castas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3551
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
CDF - OCV - Comunicações/Communications (with refereeing)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Araujo_7EQA_2005[1].pdf293,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID