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TítuloRendimento académico em crianças e jovens institucionalizados
Outro(s) título(s)Academic achievement of children and youth in out-of-home care
Autor(es)Silva, Ana Paula de Carvalho Borges Cabral
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chaveMaltrato infantil
Rendimento académico
Crianças e jovens institucionalizados
Maltreatment
Academic outcomes
Children and youth in out-of-home
Data11-Mar-2015
Resumo(s)Este estudo pretende perceber a relação entre tempo de permanência na instituição, idade de acolhimento e rendimento académico de sujeitos com um passado de maltrato. Procurou-se também perceber se existiam diferenças ao nível do rendimento académico entre sujeitos por motivo de acolhimento: negligência ou negligência associada a outro tipo de abuso, bem como analisar as trajectórias de desempenho escolar dos sujeitos maltratados. Os participantes são sujeitos acolhidos numa instituição de protecção de menores e cujos processos judiciais constam dos ficheiros da instituição. Os resultados baseados em modelos de regressão linear e multinível, sugerem que o tempo de permanência na instituição tem um impacto positivo, em particular nas classificações a Matemática e que os sujeitos vítimas de negligência associada a outro tipo de abuso apresentam piores desempenhos. O modelo testado permite ainda perceber que, no caso das trajectórias a Matemática, há uma progressão aproximadamente linear das classificações, embora seja mais evidente nos primeiros anos da institucionalização. Os progressos individuais seguem trajectórias próprias, evidenciando o carácter fortemente idiossincrático do desempenho académico.
This study aims to understand the relationship between length of stay in out-of-home care, admission age and academic performance of subjects with a history of maltreatment. We also aim to test if there are differences in academic achievement between subjects due neglect or neglect associated with other types of abuse, as well as analyzing the trajectories of academic performance of maltreated subjects. The subjects are in out-of-home care in an institution where judicial processes are available under confidentiality. Results based on linear regression models and multilevel models, suggest that the time spent in the institution has a positive impact in academic achievement, particularly in mathematics and subjects victim of neglect and of other types of abuse have worse performances. There is a roughly linear progression of classifications, namely in the case of mathematics, that is most evident in the early years of institutionalization. Individual progress follows own trajectories, showing the strongly idiosyncratic nature of academic performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35861
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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