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https://hdl.handle.net/1822/35861
Título: | Rendimento académico em crianças e jovens institucionalizados |
Outro(s) título(s): | Academic achievement of children and youth in out-of-home care |
Autor(es): | Silva, Ana Paula de Carvalho Borges Cabral |
Orientador(es): | Lopes, João A. |
Palavras-chave: | Maltrato infantil Rendimento académico Crianças e jovens institucionalizados Maltreatment Academic outcomes Children and youth in out-of-home |
Data: | 11-Mar-2015 |
Resumo(s): | Este estudo pretende perceber a relação entre tempo de permanência na instituição,
idade de acolhimento e rendimento académico de sujeitos com um passado de maltrato.
Procurou-se também perceber se existiam diferenças ao nível do rendimento académico entre
sujeitos por motivo de acolhimento: negligência ou negligência associada a outro tipo de
abuso, bem como analisar as trajectórias de desempenho escolar dos sujeitos maltratados. Os
participantes são sujeitos acolhidos numa instituição de protecção de menores e cujos
processos judiciais constam dos ficheiros da instituição. Os resultados baseados em modelos
de regressão linear e multinível, sugerem que o tempo de permanência na instituição tem um
impacto positivo, em particular nas classificações a Matemática e que os sujeitos vítimas de
negligência associada a outro tipo de abuso apresentam piores desempenhos. O modelo
testado permite ainda perceber que, no caso das trajectórias a Matemática, há uma progressão
aproximadamente linear das classificações, embora seja mais evidente nos primeiros anos da
institucionalização. Os progressos individuais seguem trajectórias próprias, evidenciando o
carácter fortemente idiossincrático do desempenho académico. This study aims to understand the relationship between length of stay in out-of-home care, admission age and academic performance of subjects with a history of maltreatment. We also aim to test if there are differences in academic achievement between subjects due neglect or neglect associated with other types of abuse, as well as analyzing the trajectories of academic performance of maltreated subjects. The subjects are in out-of-home care in an institution where judicial processes are available under confidentiality. Results based on linear regression models and multilevel models, suggest that the time spent in the institution has a positive impact in academic achievement, particularly in mathematics and subjects victim of neglect and of other types of abuse have worse performances. There is a roughly linear progression of classifications, namely in the case of mathematics, that is most evident in the early years of institutionalization. Individual progress follows own trajectories, showing the strongly idiosyncratic nature of academic performance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35861 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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