Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36245
Título: | Caminhos percorridos na construção de objetos de aprendizagem: um estudo de caso |
Autor(es): | Souza, Karine Pinheiro de Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Recursos digitais Design instructional |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
Resumo(s): | Novas formas de aprender por meio de objetos de aprendizagem é condição fundamental nessa nova geração em que os meios digitais fazem parte do universo do aluno. Com o objetivo de compreender a importância da construção desses objetos digitais de aprendizagem desenvolvemos o Projeto Agentes Digitais. Através da realização de um estudo de caso neste Projeto, no Estado do Ceará -Brasil, procuramos perceber toda a engrenagem de pessoas que atuam nesse processo. Para caracterizar a atuação dos responsáveis utilizamos uma metodologia mista de pesquisa, efetuando uma análise qualitativa, com grelhas de observação, bem como quantitativa por meio de questionário. A pesquisa destaca a importância deste setor e a necessidade de formação de professores para o desenvolvimento destes recursos. Os resultados destacam, ainda, a necessidade de ampliação de links e recursos tecnológicos de fácil acesso que mobilizem os professores a utilizar os objetos de aprendizagem em suas aulas, atentando para os critérios de qualidade. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Em direção à educação 2.0: atas do II Congresso Internacional TIC e Educação...". ISBN 978-989-96999-8-4 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36245 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caminhos percorridos construção de objetos de aprendizagem um - estudo de caso.pdf | Documento principal | 486,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |