Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36733

TítuloA reinvenção do ofício de criança e de aluno
Outro(s) título(s)Atos de pesquisa em educação
Autor(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Data2011
EditoraFundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
RevistaAtos de Pesquisa em Educação
CitaçãoSarmento, Manuel Jacinto (2011). A reinvenção do ofício de aluno e de criança. Atos de Pesquisa em Educação,v. 6, n. 3: 581-602
Resumo(s)Em tempos de incerteza e de transformação social, a condição infantil encontra-se em mudança. Mudança da “normatividade” que se constituiu na modernidade ocidental; mudança nas imagens e representações sociais sobre as crianças e a infância; mudanças nas práticas sociais das crianças e dos adultos e dos padrões de interacção entre ambos; mudanças no estatuto da infância face às famílias, à escola, às instituições. A teorização da mudança da condição social da infância tem sido realizada tomando, frequentemente, por ponto de partida os efeitos das tecnologias de informação e comunicação. Em boa parte, o tema da “morte da infância” é explicado pelos efeitos nas crianças dos media modernos. Neste texto, rejeita-se o determinismo tecnológico como causa explicativa e equacionam-se as mudanças à luz das transformações societais, com especial incidência na escola. Consideram-se, sobretudo, as práticas sociais das crianças na mudança da própria infância contemporânea. Utilizando os conceitos de “ofício de criança” e de “ofício de aluno”, interrogam-se os modos como as tecnologias de informação e comunicação – e, em especial, a internet - mais do que induzirem mudanças, se integram nos processos de reconfiguração do estatuto da infância, pelas práticas sociais das crianças.
In times of uncertainty and social transformation, the condition of children is changing. Changing in the children "normativity" of Western modernity, changing in social representations of and about children, changing in social practices of children and adults with children, changing the status of children in families, schools and social institutions. The theorization of social change in childhood has been especially made by the deterministic effects of technologies of information and communication. This paper rejects the technological determinism. In contrast, we analyze these changes to the light of the transformations of the school and educational practices. There are especially considered the effects of the social practices of children in the use of computers and internet. It develops the question on what and how these practices affect children‟s life and learning. The sociological concepts of "child craft" and " student craft" are reassessed in the light of the possibilities and constraints that society puts on the contemporary construction of childhood and intergenerational relations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36733
ISSN1809-0354
Versão da editorahttp://www.furb.br/atosdepesquisa/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A reinvenção do ofício de criança e de aluno.pdf333,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID