Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38198

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, António Carvalho dapor
dc.contributor.advisorCea Álvarez, Ana Maríapor
dc.contributor.authorMartins, Maria de Lurdes Henriquespor
dc.date.accessioned2015-11-16T10:15:04Z-
dc.date.available2015-11-16T10:15:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38198-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractEste relatório, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tem como objetivo apresentar o processo de implementação do projeto denominado “A utilização das TIC em contexto de ensino/aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita” que decorreu no contexto específico de uma turma do 11º ano de escolaridade de uma escola de Braga. Nem sempre uma folha de papel em branco e uma caneta são capazes de motivar os alunos, reconhecidamente nativos digitais, para a prática da escrita. Portanto, consideramos importante fomentar a prática da expressão escrita, explorando as potencialidades exponenciais que as tecnologias de informação e comunicação e, concretamente, a Internet nos podem proporcionar nesta tarefa tão complexa como estimulante. Neste percurso, destacamos o desenvolvimento da competência comunicativa pelo envolvimento dos alunos em contextos reais de comunicação, capazes de os aproximar da língua espanhola e da cultura que esta veicula. Um exemplo que demonstra a eficácia desta abordagem relaciona-se com a criação online do grupo Intercâmbio Virtual que propiciou a aproximação dos alunos da turma com falantes de Espanhol, sobretudo mexicanos do Instituto Tecnológico de Monterrey e espanhóis associados ao programa Erasmus da Universidade do Minho. No final da intervenção pedagógica, tendo em conta a investigação desenvolvida e a análise dos resultados efetuada, tornou-se evidente que a utilização das TIC em contexto de ensino/aprendizagem pode ser muito profícua e que a exploração das potencialidades da Internet pode ser decisiva na promoção da expressão escrita e surtir efeitos muito positivos nos níveis de proficiência dos alunos.por
dc.description.abstractThe purpose of this report, carried out in the context of the scope of the Master’s degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education, is to present the implementation process of the project entitled “The use of ICT in the context of the teaching and learning process: the potentialities of Internet in the promotion of writing”, developed in an 11th grade class in a school of Braga. Sometimes a single sheet of paper and a pen are not enough to motivate students, who were born in the digital era, to develop their writing skills. Thus, we consider important to promote writing, by exploring the exponential potentialities that information and communication technologies and, in particular, the Internet can offer to this complex as well as stimulating task. In this process, we give special emphasis to the development of the communicative competence through the students’ participation in real contexts of communication, which brought them close to the Spanish language and the culture it conveys. An example that demonstrates the efficiency of this approach is the online creation of the Virtual Exchange group which enabled the proximity of the class to Spanish-speaking students, specially Mexican students from the Instituto Tecnológico de Monterrey and Spanish students related to the Erasmus program of the University of Minho. At the end of the pedagogical intervention, bearing in mind the performed investigation and the analysis of the results accomplished, it has become clear that the use of ICT in the context of the teaching and learning process can be truly useful and that the search for the potentialities of the Internet can be crucial in the promotion of writing and originate strongly positive effects on students’ proficiency levels.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspanhol língua estrangeira (ELE)por
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TIC)por
dc.subjectInternetpor
dc.subjectExpressão escritapor
dc.subjectEnsino - aprendizagempor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectSpanish as a foreign languagepor
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)por
dc.subjectWritingpor
dc.subjectTeaching and learning processpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectMotivationpor
dc.titleA utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escritapor
dc.title.alternativeThe use of ICT in the context of the teaching and learning process: the potentialities of Internet in the promotion of writingpor
dc.typemasterThesis-
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria de Lurdes Henriques Martins.pdf7,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID