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https://hdl.handle.net/1822/38562
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farenzena, Rosana Coronetti | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.date.accessioned | 2015-12-01T11:40:37Z | - |
dc.date.available | 2015-12-01T11:40:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-08 | - |
dc.identifier.citation | Farenzena, R. C., & Pereira, B. O. (2014). Infância escolarizada – corpos confinados. Livro de Atas do II Simpósio Luso - Brasileiro em Estudos da C riança. Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos. (pp. 1 - 1 2 ). Porto Alegre , Faculdade de Educação - UFRGS | por |
dc.identifier.issn | 2359-1722 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/38562 | - |
dc.description.abstract | Problematizar a relação infância-criança-corpo e brincadeira é uma necessidade inadiável para os que assumem o compromisso com a emergência da voz e com a afirmação da cidadania de uma a categoria social estrutural (QVORTRUP, 2001), que permanece como “rebanho” no imaginário de uma cultura entrópica. Reter em zona periférica uma das estruturas vitais à própria composição social faz-se um fator de auto-limitação civilizacional. O brincar, um direito da infância, sem nunca ter sido, no contexto da educação formal, é alvo autorizado de uma ação invasiva e, orientada por decisões de uma geração que não mais o protagoniza, entretanto sobre ele insiste em legislar. Tolerado, enquanto um mal necessário, pela benevolência educativa – e até certo ponto -, encolhe no currículo da escola de educação da infância. Reiterado, através de práticas educativas da geração profissionalizada nas funções de ensinar, como manifestação anômala ao contexto das aprendizagens formais, é rapidamente percebido, pela categoria social geracional mais nova, como espaço-tempo transgressor. O desafio de interrogar as políticas públicas para a educação ou o modelo de escola que representa a vigência de um Estado de bem estar social, deflagra a percepção de uma crise que penetra, com força avassaladora, o campo da educação da infância. Essa consciência deve suscitar o desejo de ousar pensar para além de um modelo de escola que veicula de forma homogênea a cultura hegemônica e, desconsidera as culturas “não legítimas”. (LAHIRE, 2006). A apropriação da autonomia de uma categoria social em nome da sua redenção naturaliza a lógica do “rebanho” dependente de um “agente emancipador” ou de um “pastor” a preceituar sobre sua soberania. Desta legitimação não precisa a infância. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC – Research Centre on Child Studies, IE, UMinho (FCT R&D unit 317), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Strategic Project UID/CED/00317/2013 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.title | Infância escolarizada – corpos confinados | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.estudosdacrianca.com.br/resources/anais/1/1405896307_ARQUIVO_ArtigoInfanciaEscolarizada-CorposConfinados.pdf | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 12 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto Alegre, Brasil | por |
oaire.citationTitle | II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
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INFÂNCIA ESCOLARIZADA - CORPOS CONFINADOS_FARENZENA_2014.pdf | 341,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |