Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39133

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaavedra, Luísapor
dc.date.accessioned2015-12-22T14:29:38Z-
dc.date.available2015-12-22T14:29:38Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.issn0101-7330por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39133-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo, é compreender a inscrição individual e social de discursos usados por alunas, em diferentes posições de classe social, para explicar os seus sucessos académicos. Foram entrevistadas 19 alunas portuguesas do 11º ano de escolaridade provenientes das classes trabalhadora e alta, com elevado rendimento académico. A Análise Foucaudiana do Discurso aponta para a importância da posição de classe na construção dos sujeitos relativamente à sua conceção de inteligência e ao sucesso escolar. A inteligência funciona assim como um dispositivo de poder que regula as relações entre sujeitos de diferentes classes sociais.por
dc.description.abstractThe objective of the present study is to understand the individual and social inscription of discourses used by students from different social class positions to explain their academic achievement. Nineteen portuguese students, from the 11th grade, with high academic performance and from the working class and upper class, in northern Portugal, were interviewed. Foucauldian Discourse Analysis points to the importance of class position in the construction of the subjects with respect to their concept of intelligence and academic success. Intelligence works as a power device that regulates the relations among subjects of different social classes.por
dc.description.abstractL’objectif de cette étude est de comprendre l’inscription individuelle et sociale des discours utilisés par les apprenantes dans différentes positions de classe sociale, pour expliquer leurs succès académiques. Dix-neuf apprenantes portugaises de la 11ème année de scolarité dotées d’un bon rendement scolaire issues des classes ouvrières et moyennes supérieures ont été interviewées. L’Analyse Foucaldienne du Discours souligne l’importance de la position de classe dans la construction des sujets concernant leur conception de l’intelligence et de la réussite scolaire. L’intelligence fonctionne aussi bien en tant que dispositif de pouvoir qui régit les relations entre les individus de différentes classes sociales.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectClasse socialpor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEsforçopor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectSocial classpor
dc.subjectDiscoursepor
dc.subjectEffortpor
dc.subjectIntelligencepor
dc.subjectClasse socialepor
dc.subjectDiscourspor
dc.subjectEffortpor
dc.subjectIntelligencepor
dc.titleInteligência como dispositivo de poderpor
dc.title.alternativeIntelligence as a power device-
dc.title.alternativeL’intelligence comme dispositif de pouvoir-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage535por
oaire.citationEndPage552por
oaire.citationIssue131por
oaire.citationTitleEducação & Sociedadepor
oaire.citationVolume36por
dc.identifier.doi10.1590/ES0101-73302015111423por
sdum.journalEducação & Sociedadepor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 - Inteligência como dispositivo de poder.pdf214,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID