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TítuloComparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
Outro(s) título(s)Comparison of probabilities of events posed by explicit and implicit form
Autor(es)Fernandes, José António
Batanero, Carmen
Correia, Paulo Ferreira
Gea, M. Magdalena
Palavras-chaveComparação de probabilidades
Acontecimentos explícitos e implícitos
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Comparison of probabilities
Explicit and implicit events
Prospective educators and teachers of the first years of schooling
Data2015
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
RevistaRevemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
CitaçãoFernandes, J. A., Batanero, C., Correia, P. F. & Gea, M. M. (2015). Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. REVEMAT, v.10, n. 2, 42-60
Resumo(s)Neste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente.
In this paper the responses by prospective educators and teachers of early years of schooling is studied when comparing probabilities of events posed by explicit and implicit form, in order to determine the influence of the level of explicitness in the comparison of probabilities. Fifty-one prospective educators and teachers of the first years of education participated in this study, and answered a questionnaire containing two questions with many items that involved the comparison of probabilities of events posed explicitly and explicitly. Results suggested that, globally, the items formulated in the implicit form were more difficult for the students than those formulated in explicit form.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40727
DOI10.5007/1981-1322.2015v10n2p42
ISSN1981-1322
Versão da editorahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p42
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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