Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41035

TítuloContributos do postal ilustrado para a história do Free Card
Outro(s) título(s)Postcard's assets to free cards history
Autor(es)Rêgo, Sara Isabel Ribeiro Alves
Orientador(es)Pires, Helena
Data2009
Resumo(s)O postal ilustrado tem sido, ao longo de mais de um século, uma ferramenta ao dispor da comunicação interpessoal, registando, através de um olhar subjectivo, comportamentos socioculturais por todo o mundo. A par desta comunicação mais pessoal e intransmissível, o postal assumiu, também, um papel importante como instrumento de promoção turística e publicitária, atingindo de uma forma mais directa e intima o consumidor final. Numa sociedade cada vez mais exigente, voltada para urna era digital onde a imagem é o mote da civilização, a publicidade recria, recicla e reedita antigos meios, de modo a despertar a atenção de um consumidor Cada vez mais alienada e exigente. Como original forma de publicidade, o postal ilustrado foi recuperado para fins publicitários sob a forma dos actuais free cards- postais publicitários distribuídos gratuitamente em locais públicos. Mantendo as principais características formais do postal ilustrado, os free cards tornaram-se, assim, objectos queridos e acarinhados pelos mais diversos curiosos, urna forma de comunicação massiva aliada à história de um suporte mais pessoal e íntimo.
The postcard has been a tool used for interpersonal communication for over a century, registering, through a subjective eye, socio-cultural behaviors around the world. Alongside this more personal and intransmissible communication, the postcard also assumed an important role as a tool for tourism promotion and advertising, reaching in a more direct and intimate way the final consumer. In an increasingly challenging society, directed to a digital age where image is the civilization main principle, publicity recreates, recycles and replays old ways in order to get the attention of an alienated and demanding consumer. As a unique form of advertising, postcard was revived for publicity purposes in the form of the current free cards - free advertising postcards distributed in public places. Keeping the core characteristics of the postcard, free cards became wanted objects, cherished by several onlookers, a massive communication tool associated to the history of a more personal and intimate support
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41035
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Isabel Ribeiro Alves Rego.pdf13,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID