Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4152

TítuloIntuições de alunos do 12º ano em combinatória: um estudo exploratório
Autor(es)Silva, Dulcinea Nunes
Fernandes, José António
Soares, A. J.
Data2004
CitaçãoFERNANDES, José António; SOUSA, Manuela Valentina; RIBEIRO, Sónia Alexandra – “Ensino e aprendizagem de probabilidades e estatística : actas do Encontro Nacional de Probabilidades e Estatística na Escola, 1, Braga, 2004”. Braga: CIEd, 2004”. ISBN 972-8746-20-2. p. 61-84.
Resumo(s)O estudo aqui descrito centra-se numa investigação sobre intuições em Combinatória desenvolvidas por alunos dos 12.º ano de escolaridade antes de terem passado por qualquer experiência de ensino formal do tema. No estudo participaram 38 alunos de duas turmas do 12.º ano, com a disciplina de Matemática, e foi utilizado um questionário como instrumento de recolha de dados. O questionário contemplava cinco questões, envolvendo as seguintes operações combinatórias: permutações simples e com repetição, arranjos simples e com repetição e combinações simples. Dos resultados do estudo, pode concluir-se que os alunos que participaram no estudo têm intuições combinatórias muito limitadas em todas as operações estudadas, destacando-se apenas o caso em que está envolvido um pequeno número de elementos e onde uma estratégia de enumeração permitiu aos alunos chegarem à resposta correctas. De entre as operações combinatórias estudadas, em termos globais, os alunos obtiveram resultados ligeiramente melhores nos arranjos com repetição e piores nas combinações simples.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4152
ISBN972-8746-20-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID