Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41984

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Silvana do Nascimentopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2016-06-14T15:00:40Z-
dc.date.available2016-06-14T15:00:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva, S.N. & Carvalho, G.S. (2015). Educação Ambiental no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: trabalho colaborativo entre universidade e escola pública no interior da Bahia. Saberes em Perspectiva, 5 (12), 7-26.por
dc.identifier.issn2237-7891-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41984-
dc.description.abstractO PIBID-EA em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, aproxima os licenciandos dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior à realidade das escolas públicas. Promove a formação do professor-pesquisador a partir do desenvolvimento de ações colaborativas entre universidades e escolas parceiras. Sendo assim, fomenta a problematização crítica dos problemas ambientais, em que bolsistas de Iniciação a Docência –ID, professores supervisores da escola básica, professores universitários e comunidade escolar desenvolvem valores, conhecimentos, competências e ações em prol da sociedade sustentável. Desta forma, atuamos coletivamente no campo escolar estabelecendo interface com as questões socioambientais a partir das seguintes ações: monitoria didática, estudo etnográfico e pesquisa-ação. Como interfaces entre essas ações elegeram três linhas prioritárias para o desenvolvimento das atividades socioambientais: 1. Consolidação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola- COM-VIDA; 2. Construção da Agenda 21 na escola; 3. Projeto Jovem em Ação. Desta forma, acontece a formação dos sujeitos socioambientalmente responsáveis. Palavras-chave: educação ambiental, iniciação a docência, escola pública.por
dc.description.abstractThe programme PIBID-EA (CAPES, Brazil) intends to closer licensees of undergraduate teaching courses with the reality of public schools. By promoting the teacher-researcher training on the basis of implementing collaborative actions between universities and partner schools it aims at encouraging critical questioning of environmental issues, providing appropriate conditions for PIBID-EA-grant fellows initiate school teaching. University lecturers, elementary school supervisors and the school community collaborate in partnership to improve knowledge and develop values and skills for students acting in favour of sustainable society, where Environmental Education (EE) is one of the main issues. The partnership acts collectively in the school field, establishing interfaces with social and environmental issues as follows: didactic monitoring, study of the environment and action research. From the interfaces of these actions, three priority axes were elected for the development of socio-environmental activities. Firstly, the “Consolidation of the Committee on Environment and Quality of Life in School”; The second priority axis is the“Construction of Agenda 21 at School”inally, the third axis is the “Youth in Action Project”por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.description.sponsorshipProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectIniciação à docênciapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEnvironmental educationpor
dc.subjectInitiation to teachingpor
dc.subjectPublic schoolspor
dc.titleEducação ambiental no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: trabalho colaborativo entre universidade e escola pública no interior da Bahiapor
dc.title.alternativeThe environmental education in Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: collaborative work between university and public school in Bahiaeng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva/article/view/105por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage26por
oaire.citationIssue12por
oaire.citationConferencePlaceJequié, BA, Brasilpor
oaire.citationTitleSaberes em perspectivapor
oaire.citationVolume5por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalSaberes em Perspectivapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SaberesEmPerspetiva_EdAmb.pdf135,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID