Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4204

TítuloRendimento académico: influência dos métodos de estudo
Autor(es)Monteiro, Sílvia
Vasconcelos, Rosa
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveRendimento académico
Métodos de estudo
Universidade
Data2005
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoIn SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 3505-3516.
Resumo(s)Diversos estudos têm apontado para diferenças individuais dos alunos nos seus métodos de estudo de acordo com o seu rendimento académico. Alunos com melhores classificações no ensino secundário apresentam abordagens ao estudo, ao entrarem no ensino superior, mais próximas de um enfoque profundo ou compreensivo de aprendizagem. Por sua vez, alunos com piores classificações parecem gerir as suas actividades de estudo e de aprendizagem numa lógica mais memorística ou de simples registo e fixação de conteúdos. Assim, este artigo analisa os métodos de estudo de alunos do 1ºano dos cursos de Engenharia. Foi aplicado aos estudantes, no momento de entrada na Universidade do Minho, o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo - IACHE (Tavares, Almeida, Vasconcelos & Bessa, 2004), composto por cinco subescalas: enfoque compreensivo; enfoque reprodutivo; percepções pessoais de competência; envolvimento no estudo; e organização das actividades de estudo. Numa fase posterior, foram relacionados os resultados obtidos nas avaliações do 1º semestre com as pontuações obtidas nas diversas subescalas do instrumento, com vista a identificar uma possível correlação entre estas duas variáveis. Os valores obtidos no IACHE, cruzado com as notas de candidatura ao ensino superior e com as classificações nos exames do 1º semestre, permitem-nos salientar que, não só no ensino básico e secundário, mas também no ensino universitário, as abordagens à aprendizagem são um importante factor na variabilidade das classificações escolares dos estudantes e no seu rendimento académico.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4204
ISBN972-8746-36-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings
CIPsi - Comunicações

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