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dc.contributor.authorBarradas, Rolandopor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2016-12-09T16:39:13Z-
dc.date.available2016-12-09T16:39:13Z-
dc.date.issued2016-05-07-
dc.identifier.citationBarradas, R. & Lencastre, J. A. (2016). GAMIFICATION: uma abordagem lúdica à aprendizagem. In Carvalho, A.A.A., Cruz, S., Marques, C. G., Moura, A., Santos, M. I., & Zagalo, N. (2016) (orgs). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 220-230). Coimbra: Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE.por
dc.identifier.isbn9789729559594-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43368-
dc.description.abstractO advento dos jogos digitais e o seu natural poder de cativar, motivar e envolver os jovens tem levado a que nos últimos anos se procure trazer para a sala de aula algumas das técnicas utilizadas em jogos, numa tentativa de replicar os seus efeitos e reduzir o hiato existente entre os alunos e os professores. Assente nesta ideia, desenhamos uma intervenção pedagógica baseada em gamification, utilizando o lúdico na sala de aula para desenvolver competências, estimulando a motivação através da competitividade positiva e promovendo o desenvolvimento dos processos de colaboração entre os alunos. Suportado numa metodologia de Development Research, partimos da análise de uma turma em particular, consultando documentação, entrevistando o público-alvo e analisando o state of the art, que permitiu enquadrar a intervenção num referencial teórico em articulação com os objetivos de aprendizagem. A investigação preliminar impulsionou o desenho de um cenário de gamification a implementar numa turma do 10.o ano do ensino profissional da área de informática. Como resultados expectáveis espera-se um incremento nos processos de colaboração entre os alunos, para além de ganhos de motivação, participação e satisfação, estimuladas pela competitividade positiva criada na sala de aula.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectCompetitividade positivapor
dc.subjectDevelopment researchpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.titleGAMIFICATION: uma abordagem lúdica à aprendizagempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10316/31171por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage220por
oaire.citationEndPage230por
oaire.citationConferencePlaceCoimbra, Portugalpor
oaire.citationTitle3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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