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https://hdl.handle.net/1822/43368
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barradas, Rolando | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2016-12-09T16:39:13Z | - |
dc.date.available | 2016-12-09T16:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-07 | - |
dc.identifier.citation | Barradas, R. & Lencastre, J. A. (2016). GAMIFICATION: uma abordagem lúdica à aprendizagem. In Carvalho, A.A.A., Cruz, S., Marques, C. G., Moura, A., Santos, M. I., & Zagalo, N. (2016) (orgs). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 220-230). Coimbra: Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE. | por |
dc.identifier.isbn | 9789729559594 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/43368 | - |
dc.description.abstract | O advento dos jogos digitais e o seu natural poder de cativar, motivar e envolver os jovens tem levado a que nos últimos anos se procure trazer para a sala de aula algumas das técnicas utilizadas em jogos, numa tentativa de replicar os seus efeitos e reduzir o hiato existente entre os alunos e os professores. Assente nesta ideia, desenhamos uma intervenção pedagógica baseada em gamification, utilizando o lúdico na sala de aula para desenvolver competências, estimulando a motivação através da competitividade positiva e promovendo o desenvolvimento dos processos de colaboração entre os alunos. Suportado numa metodologia de Development Research, partimos da análise de uma turma em particular, consultando documentação, entrevistando o público-alvo e analisando o state of the art, que permitiu enquadrar a intervenção num referencial teórico em articulação com os objetivos de aprendizagem. A investigação preliminar impulsionou o desenho de um cenário de gamification a implementar numa turma do 10.o ano do ensino profissional da área de informática. Como resultados expectáveis espera-se um incremento nos processos de colaboração entre os alunos, para além de ganhos de motivação, participação e satisfação, estimuladas pela competitividade positiva criada na sala de aula. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gamification | por |
dc.subject | Competitividade positiva | por |
dc.subject | Development research | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.title | GAMIFICATION: uma abordagem lúdica à aprendizagem | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10316/31171 | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 220 | por |
oaire.citationEndPage | 230 | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
oaire.citationTitle | 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_Atas_3.ºEJML_GAMIFICATION_RolandoBarradas&Lencastre.pdf | 883,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |