Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43373

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZequinão, Marcela Almeidapor
dc.contributor.authorMedeiros, Pâmella depor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorCardoso, Fernando Luizpor
dc.date.accessioned2016-12-12T10:45:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2175-3598-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43373-
dc.description.abstractIntrodução: O bullying escolar é caracterizado pela repetitividade das agressões e pela intencionalidade em se ferir ou causar sofrimento ao outro. Os espectadores deste fenômeno tendem a ser os principais responsáveis pelo curso que o bullying tomará, bem como quais serão seus respectivos resultados. Objetivo: Analisar a associação entre o papel do espectador com os outros possíveis papéis de parti- cipação no bullying. Método: Participaram deste estudo 409 crianças e adolescentes do 3º ao 7ºano, com média de idade de 11 anos (SD = 1,61), matriculadas em duas escolas públicas municipais da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram: uma das escalas do Questionário para o Estudo da Violência Entre Pares, para identifi car os espectadores; Questionário de Olweus, para descrever os possíveis papéis de participação no bullying. Resultados: Verifi cou-se que a maioria dos participantes assumia o papel de espectador no bullying escolar. Entretanto, não foi encontrada associação em relação ao sexo e ser espectador. Por outro lado, encontrou-se uma forte associação entre ser espectador e os outros papéis assumidos no bullying, principalmente em relação aos agressores. Conclusões: Esses resultados reforçam a importância dos espectadores nessas agressões, não apenas por representarem a maior parte dos participantes, mas principalmente pelo reforço positivo ou negativo que eles podem oferecer a esses comportamentos agressivos. Assim, o incentivo e o enco- rajamento destes alunos para denunciarem e reprovarem os agressores, bem como defenderem as vítimas, é fundamental para a redução do bullying escolar.por
dc.description.abstractIntroduction: The school bullying is characterized by repetitiveness of aggression and the intentionality to injure or cause suffering to others. The bystanders to this phenomenon tend to be mainly responsible for the course that bullying will take and its results. Objective: To analyse the association between the role of bystander with the other possible roles played in bullying. Method: A total of 409 children from the third to seventh grade participated in this study, with an average age of 11 years (SD = 1.61), enrolled in two municipal public schools in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. The instruments used were: one of the scales of the Questionnaire for the Study of Violence Among Peers, to identify bystanders, and the Olweus Questionnaire, to describe the possible roles played in school bullying. Results: It was found that most of the participants assumed the role of bystander in school bullying. However, an association was found with regard to gender and being a bystander. Also, strong association was found between being a bystander and the other roles played in bullying, primarily in relation to the bullies. Conclusion: These results reinforce the importance of bystanders in these aggressions, not only because they represent most of the participants, but mainly because of the positive or negative reinforcement they can offer in these aggressive behaviours. Therefore, the incentive and the encouragement of these students to denounce the aggressors, as well as defending the victims is essential to reduce school bullying.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos de Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humanopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectEspectadorespor
dc.subjectVulnerabilidadepor
dc.subjectBystanderspor
dc.subjectVulnerabilitypor
dc.titleAssociação entre ser espectador e outros papéis assumidos no bullying escolarpor
dc.title.alternativeAssociation between spectator and other roles in school bullying-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage8por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationTitleJournal of Human Growth and Developmentpor
oaire.citationVolume26por
dc.identifier.doi10.7322/jhgd.122819por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalJournal of Human Growth and Development (JHGD)por
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ZEQUINÃO_ASSOCIAÇÃO.pdf365,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID