Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44110

TítuloA importância do coro de pais como potenciador do sucesso escolar no contexto do ensino vocacional
Outro(s) título(s)The importance of a parents choir as a booster of academic success within the context of specialized music teaching
Autor(es)Campinho, Cosme Alberto Macedo Carneiro da Silva
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Castro, Joana Leite
Lima, Vítor Manuel Cunha
Palavras-chaveEducação
Sucesso escolar
Prática coral
Apoio parental
Motivação
Education
Educational success
Choral practise
Parental support
Motivation
Data2015
Resumo(s)O presente documento é um relatório do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada e surge no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Desde há muito que a educação nos toca de perto pois é a base da sociedade. O sucesso escolar passou a constar das preocupações quotidianas de todos os agentes educativos. Através de reformas e medidas diversas tenta-se minimizar a dimensão do insucesso e questiona-se muito o efeito do envolvimento parental no crescimento da criança e na sua evolução escolar. É consensual que a educação de uma criança deve promover uma aprendizagem autónoma e confiante, articulando essa autonomia com uma eficaz retaguarda familiar. Em contexto académico deverá promover-se uma maior motivação dos alunos; o envolvimento destes nas aprendizagens torna-os conscientes dos seus conhecimentos, talentos e destrezas, o que potencia a sua evolução. A transposição desta premissa para os pais/educadores levará a que também as famílias sejam promotoras do sucesso, inspirando confiança ao dominarem as mesmas linguagens. Partindo de uma reflexão sobre estas premissas foram, no âmbito deste trabalho, desenvolvidas práticas corais num grupo de pais e encarregados de educação e lecionadas aulas de Formação Musical a três turmas do ensino vocacional de diferentes graus, com o objetivo de estudar os efeitos da prática coral, das suas técnicas e da sua valorização nos membros do Coro de Pais, assim como o reflexo das novas competências adquiridas nas atividades desenvolvidas pelos alunos/educandos durante as aulas de Formação Musical e de Instrumento. Através do estudo realizado pôde verificar-se como a disponibilidade dos elementos das famílias para colaborar nos processos de ensino-aprendizagem se refletiu na vida das crianças, no sentido em que essa relação permitiu promover uma mudança qualitativa no envolvimento casa-escola e no aproveitamento escolar. Sabendo-se que o rendimento escolar depende de fatores intra e extra-escolares, constata-se que o entrelaçar de experiências que a formação do coro permitiu, contribuiu para o desenvolvimento integral dos filhos/estudantes dos pais coralistas.
This document is meant to be a report of the “Project of Supervised Educational Practise”, within the “Professional Training in the Master of Music Teaching of the University of Minho”. For a long time education has been our concern since it’s the foundation of our society. Success in school is a constant worry to all educational staff and throughout a series of structural reforms and actions we are trying to minimize school failure and parental support is increasingly vital for the children’s learning evolution. We all agree that education should promote a confidant and self-reliant learning, having however an effective family support. At school, we should enlarge a bigger motivation, so students can be conscientious of their learning, their talents and skills allowing them to go forward. Parents and teachers should therefore enlarge this concept to families so that they will be also a very important part in the success of the students, being interested in the same subjects. For this report, a group of parents and guardians developed Choral Practice, and Ear Training lessons were given to three different level classes of vocational education, in order to study the effects of a choral practise, its techniques and the upgrading of the members of the Parents’ Choir, as well as the importance of their new acquired competences within the developed activities, promoted by students during classes of Ear Training and Instrument. Throughout this study, we were able to prove that the availability and motivation of family members to cooperate in the process of learning was reflected in children’ lives because this cooperation allowed them to promote a positive change in school, at home and in the school results. Everyone knows success at school depends on intra and extra factors, so we can say that the mingling of experiences the choral practise allowed, contributed to a whole developing of the children/students of the parents involved in the Choir.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44110
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cosme Alberto Macedo Carneiro da Silva Campinho.pdf5,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID