Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44830

TítuloA evolução construtiva da igreja do Convento de Vilar de Frades. Abordagem preliminar do corpo seiscentista
Autor(es)Pereira, António
Ribeiro, Maria do Carmo Franco
DataDez-2016
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-UP)
CitaçãoAntónio Pereira e Maria do Carmo Ribeiro (2016). “A evolução Construtiva da Igreja do Convento de Vilar de Frades. Abordagem preliminar do corpo seiscentista”, In Póvoas, Rui e Mateus, Mascarenhas (eds) Atas do II Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira “Culturas partilhadas”: Porto: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP): Vol. I: 129-142.
Resumo(s)O presente artigo inscreve-se numa investigação em curso centrada na análise do processo construtivo do Convento de Vilar de Frades, desde a sua génese, no século XI até à atualidade, privilegiando uma abordagem multidisciplinar, centrada no complexo arquitetónico atual, em articulação com as restantes fontes disponíveis para o seu estudo. Procuraremos, nesse sentido, realizar no presente artigo uma análise preliminar a uma das problemáticas latentes na nossa investigação relacionada com as técnicas construtivas da igreja de vilar de frade, nomeadamente a edificação da abóbada da nave da igreja, invariavelmente associada ao estilo manuelino. O estudo da igreja do convento de Vilar de Frades, cujo edificado sobrevivente remonta pelo menos ao século XII, tem sido realizado grosso modo de forma sincrónico, tendo em conta as grandes alterações conhecidas, nomeadamente uma origem românica, alterações góticas e manuelinas, assim como as sucessivas modificações realizadas a partir do século XVII e XVIII, período a partir do qual se conservam mais elementos construídos, muito embora as fontes documentais sejam mais escassas. Procuraremos, neste sentido, realizar uma abordagem acerca do processo construtivo desta igreja, analisando as técnicas construtivas subjacentes às principais alterações estruturais ocorridas entre os séculos XVI e XVII, tendo em conta o contexto histórico e cultural em que foram produzidas. Para tal, impõe-se a necessidade de uma abordagem multidisciplinar que tem por base o edificado conservado atualmente e se baseia nos pressupostos da arqueologia da arquitetura, privilegiando igualmente as restantes fontes disponíveis para o seu estudo. Numa visão mais abrangente, pretendemos, a partir do caso de Vilar de Frades, contribuir para o estudo das construções monásticas entre a Idade Média e a atualidade, bem como reforçar o cariz determinante deste tipo de edifícios para o desenvolvimento da História da Construção.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44830
ISBN978-989-8527-09-7
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Capítulos de Livros/Book Chapters


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID