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https://hdl.handle.net/1822/44930
Título: | Do estudo de mercado ao plano de comunicação de marketing - Caso específico Talent Spy - Football/Soccer Scouting Software |
Autor(es): | Passos, Mafalda Mateus Moreira Garcia |
Orientador(es): | Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Futebol Scouting Talent spy Estudo de mercado Plano de comunicação de marketing football scouting market study marketing communication plan |
Data: | 7-Jan-2016 |
Resumo(s): | A comunicação é considerada como um dos pontos mais importantes para atingir o sucesso da
empresa. É através da comunicação que uma empresa transmite a sua presença no mercado. A
abertura de uma empresa à comunicação de marketing vai permitir-lhe estabelecer um diálogo e
construir relacionamentos com os consumidores.
O presente estudo procura elaborar um plano de comunicação de marketing, para lançar o
produto “Talent Spy - Football/Soccer Scouting Software” em Espanha e Inglaterra, tendo por
base um estudo de mercado conduzidos aos mercados espanhol e inglês. Com este estudo
pretende-se também identificar a melhor estratégia de comunicação do produto face ao
segmento a que se destina.
Em termos teóricos, foram definidos os conceitos mais relevantes para reconhecimento das
melhores estratégias a adotar, nomeadamente Estudos de Mercados e Plano de Comunicação de
Marketing.
No final deste trabalho, foi possível analisar o mercado do futebol a nível nacional e europeu,
foram identificados os principais concorrentes e o concorrente direto deste produto, ao qual se
procedeu a elaboração de uma análise swot.
As dificuldades encontradas, durante o processo de recolha de dados primários, impossibilitou a
elaboração de um plano de comunicação de marketing à empresa. Considerando o tempo
investido, e para não perder todo o trabalho já desenvolvido, a análise foi redirecionada para o
mercado português. Com estes dados, a Rede de Contacto Profissionais é identificada como a
melhor estratégia de comunicação para este produto. Communication is considered one of the most important topics for the company's success. It is through communication that a company transmits its presence in the market. The receptivity of a company to a marketing communication will allow it to establish a dialogue and build relationships with their consumers. The purpose of this study is the elaboration of a marketing communication plan for the launch of the product “Talent Spy – Football/Soccer Scouting Software” in Spain and England, based on a market research conducted in the Spanish and English markets. This study also aims to identify the best communication strategy for the intended segment. On theoretical grounds, the most relevant concepts, such as, Market Research and Marketing Communication Plan were defined in order to recognize the best strategies to adopt. At the end of this study, it was possible to analyse the football market at a national and European level, to identify the main competitors as well as the direct competitor for this type of product. Then, a swot analysis is proposed to make a strategic assessment of the product. The difficulties found during the process of primary data collection prevented the development of a marketing communication plan for the company. However, given the time already invested, and in order to maximize the work that had been done, the analysis was redirected to the Portuguese market. Considering these data, the Professional Contact Network was identified as the best communication strategy for this product. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44930 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mafalda_Mateus_Moreira_Garcia_Passos.pdf Acesso restrito! | 2,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |