Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45185
Título: | Mediação: motor impulsionador das relações em contexto de institucionalização |
Outro(s) título(s): | Mediation: booster of good relations in institutionalization context |
Autor(es): | Silva, Mafalda Denise Mota da |
Orientador(es): | Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Mediação Relações Metodologia Investigação-ação Mediation Relationships Methodology Action-research |
Data: | 2-Fev-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório reflete o projeto de mediação numa Instituição Particular de Solidariedade
Social (IPSS), a Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC), mais especificamente, na
resposta social do Centro de Acolhimento Temporário “Casa dos Sonhos”. Esta intervenção surge
no âmbito de um estágio profissionalizante do Mestrado em Educação, na área de Especialização
em Mediação Educacional e Supervisão na Formação que decorreu entre os meses de outubro de
2015 e julho de 2016.
Este projeto de intervenção intitulado por “Mediação: motor impulsionador das relações em
contexto de institucionalização” visa responder, de forma ajustada e com afinco, às necessidades
e especificidades do presente contexto.
Deste modo, o conceito de mediação, neste contexto, em especifico, privilegia a (re)construção
das relações e dos laços existentes entre os diferentes intervenientes, procurando criar pontes
seguras entre os mesmos.
A metodologia deste projeto assenta num paradigma qualitativo que recai sobre uma metodologia
de investigação-ação com recursos a diversas técnicas e instrumentos possibilitando um ajuste de
todo o projeto às necessidades existentes e ao público a que este se dirige.
Neste sentido, as técnicas e instrumentos utilizados no projeto passam pela análise documental,
observação direta e participante, inquérito por questionário, conversas informais, análise de
conteúdo, entre outras. This report reflects the mediation project in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), the Association of Parents and Friends of Children (APAC), more specifically, the social response Temporary Shelter "House of Dreams". This intervention comes as part of a work experience of the Master of Education in Educational Specialization area in Mediation and Supervision Development held between the months of october 2015 and july 2016. This intervention project entitled "Mediation: booster of good relations in institutionalization context" seeks to address, on an adjusted basis and hard, the needs and specificities of this context. Thus, the concept of mediation, in this context, specific, gives priority to (re) building of relationships and links between the different actors, seeking to create safe bridges between them. The methodology of this project is based on a qualitative paradigm that lies on a methodology of research-action with resource to various techniques and tools enabling an adjustment of the entire project to the needs and the public to which it is addressed. In this sense, the techniques and tools used in the project go through document analysis, direct observation and participant questionnaire survey, informal conversations, content analysis, among other. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45185 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |