Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4521

TítuloModelação numérica da construção de um túnel superficial
Autor(es)Martins, Francisco F.
Data2005
EditoraEdições INEGI
CitaçãoCONGRESSO LUSO-MOÇAMBICANO DE ENGENHARIA, 4 ; CONGRESSO DE ENGENHARIA DE MOÇAMBIQUE, 1, Maputo, 2005 – “Proceedings CLME'2005-ICEM”. Porto : Edições INEGI, 2005. ISBN: 972-8826-07-9.
Resumo(s)Neste trabalho é apresentada a modelação numérica da construção de um túnel superficial. Esse túnel foi construído na cidade do Porto e foi escavado num maciço de solo residual do granito com um processo construtivo baseado nos princípios do NATM. Foi atribuído aos solos um comportamento elástico linear perfeitamente plástico, definido até à rotura por um módulo de deformabilidade independente dos níveis de tensão ou de deformação. A rotura dos solos foi controlada pelo critério de Mohr-Coulomb. São apresentados os deslocamentos medidos através de instrumentação colocada numa das secções principais de observação. Esses valores são comparados com os valores obtidos nos cálculos efectuados. Observa-se uma concordância razoável entre os valores medidos e calculados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4521
ISBN972-8826-07-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-GEO - Comunicações a Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_5.11.pdfDocumento principal228,49 kBAdobe PDFVer/Abrir
capa.pdfCapa57,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
índice.pdfÍndice37,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID