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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Isabel F.por
dc.contributor.advisorLeão, Celina Pintopor
dc.contributor.authorSilva, Aurora Eva Alves dapor
dc.date.accessioned2017-10-09T15:25:20Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46601-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Humanapor
dc.description.abstractÉ tido como Saúde e Segurança no Trabalho do Trabalho o conjunto de medidas adotadas, que visam minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos trabalhadores. No ambiente de trabalho encontram-se diversos perigos e riscos. Do mesmo modo, no ambiente escolar podemos encontrar vários perigos e fatores de risco; físicos (o ruído, a iluminação, o ambiente térmico), elétricos e radiações, biológicos (as bactérias, os vírus, os parasitas e os fungos), químicos (os gases, os vapores e as poeiras) e os riscos de natureza ergonómicos ( o design dos postos de trabalho). A segurança das crianças e adolescentes é um direito fundamental, tanto em casa como nas escolas, para isso é necessário apostar num ambiente escolar seguro e numa prevenção eficaz. Encontram-se nos espaços escolares, nos contextos ocupacionais e não ocupacionais, os riscos e perigos inerentes aos dois. O objetivo geral deste estudo, foi avaliar em meio escolar a importância do envolvimento dos alunos no diagnóstico de situações relacionadas com as áreas de Segurança e Saúde no Trabalho. Para isso definiram-se quatro grupos, duas turmas do 5º ano e duas do 8º ano, tendo cada ano um grupo de controlo e um grupo experimental. A avaliação fez-se através de um instrumento de recolha de questionário, que é uma forma rápida e célere para a recolha de dados. Passou-se o instrumento de recolha aos quatro grupos antes e após os ciclos de ações formativas. O grupo experimental foi submetido a ciclos formativos referentes aos fatores de risco físicos: o ruído, a iluminação, o ambiente térmico e os fatores de natureza ergonómicos. Fez-se uma auditoria a alguns espaços pertinentes na escola EB 2,3 Virgínia de Moura, de modo a identificar alguns indicadores de melhoria para o futuro. Realizou-se uma análise descritiva dos resultados obtidos no antes e após os ciclos formativos e inferiuse a existência de algumas diferenças significativas entre os grupos de controlo e os grupos experimentais antes e após os ciclos de ações formativas. Apurou-se que, dos temas apresentados, a temática de Ergonomia é a mais desconhecida para os alunos. Os alunos submetidos aos ciclos de ações formativas mostraram-se mais sensibilizados e percetivos a todos os temas apresentados. Assim, concluiu-se ser de fundamental importância o envolvimento dos alunos e de toda a comunidade escolar no diagnóstico de situações relacionadas com as áreas de HST.por
dc.description.abstractHealth and Safety at work measures are considered a set of actions aiming to minimize occupational accidents, occupational diseases, protecting the integrity and ability to work. Similarly, in school environments we can find many hazards and risks: such as noise, lighting, thermal environment; electrical and radiation; biohazards: bacteria, viruses, parasites and fungi; chemical hazards: gases, vapors and dust; ergonomic risks: provoked by job posts design. The safety of children and adolescents is a fundamental right, both at home and in schools, thereby it is necessary to invest in a safe school environment and to promote a effective risk prevention analysis. Beside the occupational risks that we can fnd in a scholl environment it is also important to consider that students can also be exposed to the same risk factors as workers are. Therefore there is also a possibility that students can suffer an injury or accident as result of that exposure. The overall objective of this study was to evaluate the importance of student involvement in diagnosing situations related to health and safety problems at schools. In this context, four groups were defined, two 5th grade and two 8th grade classroom’s, and in each class was defined a control group and an experimental group. The evaluation was made by questionnaire, which is a quick and rapid way to collect data. The questionnaire was applyed in the four groups before and after the training activity cycles. The experimental group underwent a set of training sessions related to environmental hazards, noise, lighting, thermal environment and ergonomics risks. It was also done an audit on some relevant spaces in the school EB 2,3 Virginia Moura, identifying some future improvement indicators. At the end was carried out a descriptive analysis of the results obtained before and after the training cycles and it wasinferred the existence of some significant differences between the control and experimental groups before and after the training activities cycles. From the presented subjects, the Ergonomics theme was the most unknown for students. The students submitted to the studying cycles presented a greater sensitivity and perception to all presented themes. Respectively concluding that it is fundamentally important the students and school community involvement in diagnosing situations related to HST areas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnvolvimento dos alunospor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectSegurança no trabalhopor
dc.subjectFatores de riscopor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectStudents involvementpor
dc.subjectHealthpor
dc.subjectSafety at workpor
dc.subjectRisk factorspor
dc.subjectSchool environmentpor
dc.titleO envolvimento dos alunos no diagnóstico de higiene e segurança em parques escolarespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201623366por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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