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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Cláudiapor
dc.contributor.authorMorgado, José Carlospor
dc.date.accessioned2017-10-25T15:51:03Z-
dc.date.available2017-10-25T15:51:03Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.citationMOREIRA, C. & MORGADO, J. C. (2015). A influência da Avaliação Externa no desenvolvimento de projetos nas escolas: perspetivas dos atores no terreno. In José A. Pacheco, Joana Sousa & Natália Costa (Org.), Seminário Internacional sobre Avaliação Externa de Escolas. Volume de Atas (pp. 124-130). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-42-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46823-
dc.description.abstractO texto que a seguir se apresenta insere-se num projeto de investigação mais amplo, ao longo do qual pretendemos averiguar qual o impacto da Avaliação Externa das Escolas no desenvolvimento de Projetos de Educação para a Saúde. Os resultados até agora obtidos permitiram-nos constatar que, do 1.° para o 2.° ciclo de Avaliação Externa, foram feitas menos referências aos projetos desenvolvidos pelas escolas em função do seu público-alvo, em particular aos projetos relacionados com a promoção da saúde em meio escolar. Constatámos, ainda, que se enaltecem as referências aos projetos e/ou iniciativas que visem o combate ao insucesso escolar, ao abandono escolar e à indisciplina na escola. Não nos surpreende, por isso, que os planos de melhoria das escolas/agrupamentos consignem uma preferência substantiva a estes aspetos, uma vez que, para além de serem os assuntos que as equipas inspetivas mais valorizaram, serão, certamente, objeto de análise em futuras avaliações. Perante estes factos, podemos inferir que o desenvolvimento de Projetos de Educação para a Saúde nas escolas têm resultado mais de uma imposição normativa do que de uma resposta das escolas às necessidades do meio envolvente. Importa, por isso, tentar perceber se os atores no terreno, nomeadamente os diretores de agrupamento/escolas e os coordenadores da Educação para a Saúde, têm a mesma perceção que os investigadores, ou seja, se consideram que os Projetos de Educação para a Saúde que as escolas têm vindo a dinamizar resultam, essencialmente, de uma imposição normativa. Além disso, parece-nos pertinente averiguar se os atores sentem que o desenvolvimento destes projetos é valorizado pelas equipas inspetivas. Nesta ordem de ideias, procuramos ao longo desta comunicação responder à seguinte questão: Será que se os distintos atores escolares constatarem que o desenvolvimento de Projetos de Educação para a Saúde não é valorizado no processo de avaliação externa da escola a sua motivação/empenho será a mesma? Para o efeito, foram elaborados guiões de entrevista que após validação foram utilizados na realização de entrevistas semiestruturadas aos Diretores e Coordenadores da Educação para a Saúde de quatro escolas/agrupamentos distrito do Porto. Em termos metodológicos, procedemos a uma análise de conteúdo para analisar os depoimentos dos entrevistados.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectProjectospor
dc.subjectEducação para a saúdepor
dc.subjectAvaliação externa das escolaspor
dc.titleA influência da Avaliação Externa no desenvolvimento de projetos nas escolas: perspetivas dos atores no terrenopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate8 Mai. - 9 Mai. 2015por
sdum.event.titleSeminário Internacional sobre Avaliação Externa de Escolaspor
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage124por
oaire.citationEndPage130por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationVolume de Atas do Seminário Internacional sobre Avaliação Externa de Escolaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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