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TítuloO princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
Outro(s) título(s)The principle of situated practice in literacy learning: students’ perspectives
Autor(es)Pereira, Íris Susana
Palavras-chaveLiteracia
Pedagogia
Prática situada
Entrevista em grupo
Ludicidade
Literacy
Pedagogy
Situated practice
Froup interview
Playfulnes
Playfulness
DataAbr-2017
EditoraUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)
RevistaEducação e Pesquisa
CitaçãoPereira, Í. S. P. (2017). O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa, 43(2), 393-410
Resumo(s)O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.
This article derives from research developed in the context of the implementation of a governmental initiative aimed to enhance literacy learning in primary education in Portugal. The researcher studied students’ representations about their learning experience through group interviews. This article focuses on data concerning students’ representations about one of the central pedagogical dimensions of literacy learning, namely situated practice. Qualitative analysis revealed students’ very positive representations about the practice which situated their learning, as they expressed extremely favourable opinions and feelings. Data analysis further unveiled that the context of learning was active, playful, collaborative, and mediated by ICT. Such results provide foundations for a theoretical redefinition of current conceptions of situated practice by evidencing the centrality of playfulness as learning practice in the education of the first grades of primary education. This is an original contribution made from the perspectives of learners themselves
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46917
DOI10.1590/S1517-9702201702153387
ISSN1517-9702
Versão da editorahttp://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/136761
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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