Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47168
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Felício, Helena Maria dos Santos | por |
dc.contributor.author | Silva, Carlos M. | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T12:46:27Z | - |
dc.date.available | 2017-11-09T12:46:27Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Felício, Helena & Silva, Carlos (2017). Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “desenho formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal). In M. Flores, M. A. Moreira, L. Oliveira & D. Mesquita (Orgs.). Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (formação e[m] contexto de trabalho) (pp. 128-135). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação / Centro de Investigação em Estudos da Criança. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-44-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/47168 | - |
dc.description | Texto produzido a partir do Projeto “Formação de professores e trabalho docente na perspetiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, submetido no âmbito do edital n.º 01/2016, chamada universal MCTI/CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil) e financiado com a referência 427048/2016-8 para o triénio 2017-2019 (R$25.000,00). | por |
dc.description.abstract | O texto tem por objetivo analisar o currículo de formação inicial de professores para Educação Básica, tomando a realidade da Universidade Federal de Alfenas (Brasil) e da Universidade do Minho (Portugal) como locus de análise. Defendendo uma perspetiva integrada da formação de professores, fazemos uma análise documental dos modelos formativos, à qual agregamos as nossas experiências, enquanto formadores, nesses contextos. Portanto, considerando os aspetos históricos da formação de professores nesses dois países; as singularidades das políticas públicas na formação de professores; as realidades distintas das duas universidades; evidenciamos que tais modelos traçados pelas duas instituições, mesmo em contraciclo, apresentam certas fragilidades comuns no que diz respeito à necessária relação entre componentes de formação, com a adoção de um projeto formativo integrado, subjacente num perfil profissional explicitado, bem como na relação com o contexto de atividade profissional, dificultando o desenvolvimento de um ideário formativo desejado. Assim, embora estas conexões na formação sejam objeto de inúmeras proposições, faz-se necessário continuarmos o debate em prol da reconstrução de currículos que sustentam os cursos de formação inicial de professores, de forma que possibilitem a profissionalização do professor, constituída pela integração de uma base sólida de conhecimentos e formas de ação, de relações significativas teoria-prática. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Modelos formativos | por |
dc.title | Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | https://goo.gl/G7E6zN | por |
oaire.citationStartPage | 128 | por |
oaire.citationEndPage | 135 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (formação e[m] contexto de trabalho) | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas_Desafios_Curriculares_2017_HFelicio_&_CSilva_pp128-135_&capa.pdf | 721,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons