Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47168

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelício, Helena Maria dos Santospor
dc.contributor.authorSilva, Carlos M.por
dc.date.accessioned2017-11-09T12:46:27Z-
dc.date.available2017-11-09T12:46:27Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFelício, Helena & Silva, Carlos (2017). Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “desenho formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal). In M. Flores, M. A. Moreira, L. Oliveira & D. Mesquita (Orgs.). Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (formação e[m] contexto de trabalho) (pp. 128-135). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação / Centro de Investigação em Estudos da Criança.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-44-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47168-
dc.descriptionTexto produzido a partir do Projeto “Formação de professores e trabalho docente na perspetiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, submetido no âmbito do edital n.º 01/2016, chamada universal MCTI/CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil) e financiado com a referência 427048/2016-8 para o triénio 2017-2019 (R$25.000,00).por
dc.description.abstractO texto tem por objetivo analisar o currículo de formação inicial de professores para Educação Básica, tomando a realidade da Universidade Federal de Alfenas (Brasil) e da Universidade do Minho (Portugal) como locus de análise. Defendendo uma perspetiva integrada da formação de professores, fazemos uma análise documental dos modelos formativos, à qual agregamos as nossas experiências, enquanto formadores, nesses contextos. Portanto, considerando os aspetos históricos da formação de professores nesses dois países; as singularidades das políticas públicas na formação de professores; as realidades distintas das duas universidades; evidenciamos que tais modelos traçados pelas duas instituições, mesmo em contraciclo, apresentam certas fragilidades comuns no que diz respeito à necessária relação entre componentes de formação, com a adoção de um projeto formativo integrado, subjacente num perfil profissional explicitado, bem como na relação com o contexto de atividade profissional, dificultando o desenvolvimento de um ideário formativo desejado. Assim, embora estas conexões na formação sejam objeto de inúmeras proposições, faz-se necessário continuarmos o debate em prol da reconstrução de currículos que sustentam os cursos de formação inicial de professores, de forma que possibilitem a profissionalização do professor, constituída pela integração de uma base sólida de conhecimentos e formas de ação, de relações significativas teoria-prática.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectModelos formativospor
dc.titleCurrículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttps://goo.gl/G7E6zNpor
oaire.citationStartPage128por
oaire.citationEndPage135por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (formação e[m] contexto de trabalho)por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas_Desafios_Curriculares_2017_HFelicio_&_CSilva_pp128-135_&capa.pdf721,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID