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dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.date.accessioned2018-01-05T10:47:57Z-
dc.date.available2018-01-05T10:47:57Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationTorres, Leonor L. (2017). A excelência como objeto de estudo: impasses e desafios de uma metodologia pluriescalar. In Maria da Graça J. Setton et al. (Orgs.). Mérito, Desigualdades e Diferenças. Cenários de (In)justiça no Brasil e em Portugal (pp. 276-287). Minas Gerais: Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MGpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49025-
dc.description.abstractNo âmbito de um projeto de investigação recentemente concluído sobre a excelência académica na escola pública portuguesa (PTDC/IVC-PEC/4942/2012), desenvolveu-se uma abordagem mutidimensional do tema, mobilizando para o efeito várias escalas de análise: i) escala mega, focada na discussão das orientações educativas internacionais com impacto na redefinição da missão da escola pública portuguesa; ii) escala macro, incidindo no levantamento de programas e inciativas nacionais promotoras da ideologia meritocrática; escala meso, centrada na exploração das especificidades culturais de quatro organizações escolares; iv) escala micro, recaindo sobre os percursos e as trajetórias escolares dos alunos. Em consonância com um modelo teórico-metodológico multiescalar, privilegiou-se a necessária articulação entre diferentes níveis e dimensões analíticas, numa procura incessante de espaços de intersepção e de diálogo, mas igualmente de tensão e contradição. Ao longo desta comunicação pretende-se explorar os dilemas e os desafios colocados por este projeto, pondo em destaque as potencialidades do pluralismo metodológico, mas igualmente as dificuldades e os impasses emergentes da conjugação entre métodos extensivos e métodos intensivos, forjados em pressupostos ora quantitativos, ora quantitativos.por
dc.description.sponsorshipTrabalho financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Universidade Federal de Alfenaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/132086/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/132086/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectMetodologia pluirescalarpor
dc.titleA excelência como objeto de estudo: impasses e desafios de uma metodologia pluriescalarpor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/por
oaire.citationStartPage276por
oaire.citationEndPage287por
oaire.citationIssue1ª ediçãopor
oaire.citationConferencePlaceMinas Gerais, Brasilpor
dc.identifier.eisbn978-85-63473-27-1-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleMérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugalpor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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