Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49025
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-05T10:47:57Z | - |
dc.date.available | 2018-01-05T10:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | Torres, Leonor L. (2017). A excelência como objeto de estudo: impasses e desafios de uma metodologia pluriescalar. In Maria da Graça J. Setton et al. (Orgs.). Mérito, Desigualdades e Diferenças. Cenários de (In)justiça no Brasil e em Portugal (pp. 276-287). Minas Gerais: Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49025 | - |
dc.description.abstract | No âmbito de um projeto de investigação recentemente concluído sobre a excelência académica na escola pública portuguesa (PTDC/IVC-PEC/4942/2012), desenvolveu-se uma abordagem mutidimensional do tema, mobilizando para o efeito várias escalas de análise: i) escala mega, focada na discussão das orientações educativas internacionais com impacto na redefinição da missão da escola pública portuguesa; ii) escala macro, incidindo no levantamento de programas e inciativas nacionais promotoras da ideologia meritocrática; escala meso, centrada na exploração das especificidades culturais de quatro organizações escolares; iv) escala micro, recaindo sobre os percursos e as trajetórias escolares dos alunos. Em consonância com um modelo teórico-metodológico multiescalar, privilegiou-se a necessária articulação entre diferentes níveis e dimensões analíticas, numa procura incessante de espaços de intersepção e de diálogo, mas igualmente de tensão e contradição. Ao longo desta comunicação pretende-se explorar os dilemas e os desafios colocados por este projeto, pondo em destaque as potencialidades do pluralismo metodológico, mas igualmente as dificuldades e os impasses emergentes da conjugação entre métodos extensivos e métodos intensivos, forjados em pressupostos ora quantitativos, ora quantitativos. | por |
dc.description.sponsorship | Trabalho financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Universidade Federal de Alfenas | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/132086/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/132086/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.subject | Metodologia pluirescalar | por |
dc.title | A excelência como objeto de estudo: impasses e desafios de uma metodologia pluriescalar | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/ | por |
oaire.citationStartPage | 276 | por |
oaire.citationEndPage | 287 | por |
oaire.citationIssue | 1ª edição | por |
oaire.citationConferencePlace | Minas Gerais, Brasil | por |
dc.identifier.eisbn | 978-85-63473-27-1 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capítulo 17 - Leonor Torres.pdf | 982,54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons