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dc.contributor.authorGonçalves, Luís A. P. J.por
dc.contributor.authorRibeiro, Paulopor
dc.date.accessioned2018-01-15T12:14:27Z-
dc.date.available2018-01-15T12:14:27Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationGonçalves L. A. P. J., Ribeiro P. J. G. A modelação de tráfego a partir de contagens para avaliar o nível de eficiência da mobilidade, II Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifício para a escala urbana, pp. 289-298, 978-989-96543-9-6, 2017por
dc.identifier.isbn978-989-96543-9-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49246-
dc.description.abstractOs modelos de tráfego são uma importante ferramenta de planeamento de redes viárias, com o objetivo de melhorar o seu desempenho em termos de circulação e segurança de todos os seus utilizadores, ou seja, para encontrar soluções de mobilidade cada vez mais eficiente e devidamente planeada. Este aspeto reveste-se de maior importância quando é necessário entender a forma como se processa a circulação de algumas áreas urbanas que apresentam problemas de congestionamento, ou se pretende, simplesmente, avaliar o fecho ou abertura de novos eixos rodoviários. Neste artigo pretende-se estudar e caraterizar a circulação automóvel de uma área urbana tendo por base apenas dados de contagens de tráfego rodoviário estratificadas, isto é, sem o conhecimento da matriz Origem-Destino entre as diferentes zonas da área em análise e discutir as dificuldades, fragilidades, bem as vantagens da utilização dessa informação para a modelação de cenários hipotéticos de mobilidade. Deste modo será apresentado um modelo de tráfego assente nos quatro passos do clássico processo de modelação de transportes, sendo utilizado para esse efeito o software PTV Visum 15, que permitirá avaliar o desempenho da rede viária em estudo. Neste âmbito será apresentado e caracterizado o procedimento de cálculo, calibração e validação do modelo de afetação de tráfego encontrado para rede e discutidos os respetivos resultados referentes a um estudo de caso para a rede viária distribuidora da cidade de Guimarães, com o objetivo de desenvolver, avaliar e discutir os resultados do modelo dessa rede associada ao modo de transporte individual. Por último, serão alvo de análise os resultados da matriz Origem-Destino gerada pelo software utilizando o processo de equilíbrio dinâmico no processo de afetação e geração e convergência dos valores dessas matrizes, para a hora de ponta da manhã.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGuimarãespor
dc.subjectModelo macroscópicopor
dc.subjectVisumpor
dc.titleA modelação de tráfego a partir de contagens para avaliar o nível de eficiência da mobilidadepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.commentshttp://ctac.uminho.pt/node/2771por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage289por
oaire.citationEndPage298por
oaire.citationTitleII Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifí­cio para a escala urbana-
dc.date.updated2017-12-22T17:06:36Z-
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
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