Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50027

Título«Ler», ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípios
Autor(es)Ribeiro, Iolanda
Viana, Fernanda Leopoldina
Baptista, Adriana
Brandão, Sara
Barrera, Sylvia Domingos
Palavras-chaveProgramas de intervenção
Literacia emergente
Leitura de histórias
Data2017
EditoraPenso Editora
CitaçãoRibeiro, I., Viana, F. L., Baptista, A., Brandão, S., Barrera, S. D. (2017). “Ler”, ouvir, refletir e compreender. Operacionalizando princípios. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 93-145). Porto Alegre: Penso.
Resumo(s)Neste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50027
ISBN978-85-8429-108-3
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro et al, CAP 5.pdf
Acesso restrito!
2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID