Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/50027
Title: | «Ler», ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípios |
Author(s): | Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina Baptista, Adriana Brandão, Sara Barrera, Sylvia Domingos |
Keywords: | Programas de intervenção Literacia emergente Leitura de histórias |
Issue date: | 2017 |
Publisher: | Penso Editora |
Citation: | Ribeiro, I., Viana, F. L., Baptista, A., Brandão, S., Barrera, S. D. (2017). “Ler”, ouvir, refletir e compreender. Operacionalizando princípios. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 93-145). Porto Alegre: Penso. |
Abstract(s): | Neste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. |
Type: | Book part |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50027 |
ISBN: | 978-85-8429-108-3 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ribeiro et al, CAP 5.pdf Restricted access | 2,05 MB | Adobe PDF | View/Open |