Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50643

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Lucimar Jacintopor
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.contributor.authorKambeba, Mário dos Santospor
dc.date.accessioned2018-02-19T12:28:42Z-
dc.date.available2018-02-19T12:28:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50643-
dc.description.abstractApresenta-se um conjunto de reflexões sobre as potencialidades da articulação entre currículo e tecnologias educacionais no processo de desenvolvimento humano, sustentadas na teoria Bioecológica e na ecopedagogia. Esse estudo exploratório tem como objetivo compreender de que forma os projetos de integração curricular e o recurso às tecnologias podem contribuir para a formação dos estudantes indígenas. A escola indígena do povo Kambeba desenvolveu o projeto Plantas medicinais: as tecnologias no contexto da escola Kanata T-Ykua com a finalidade de enriquecer os conhecimentos científicos e usos das tecnologias, fortalecer a língua materna e uso tradicional das plantas medicinais nos processos de tratamento de saúde na aldeia. A análise dos resultados demonstra: a mobilização de conhecimentos científicos e saberes tradicionais na construção de saberes mais amplos a partir de recursos tecnológicos; o desenvolvimento de capacidades de reflexão e do pensamento crítico; a compreensão da importância das relações Inter societárias para a sociedade do futuro.por
dc.description.abstractIt presents a set of reflections on the potential of the relationship between curriculum and educational technologies in the process of human development, supported on Bioecological theory and Eco Teaching. This exploratory study aims to understand how the curricular integration projects and the use of technologies can contribute to the formation of indigenous students. The indigenous school of the Kambeba people developed the Medicinal Plants Project: the technologies in the context of the school Kanata T-Ykua in order to enrich scientific knowledge and uses of technologies, strengthen the maternal language and traditional use of medicinal plants in the treatment in the village. The analysis of the results shows: the mobilization of scientific knowledge and traditional knowledge in building broader knowledge from technological resources; the capacity for reflection and critical thinking; the understanding of the importance of inter-societies relations for the society of the futurepor
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectContexto bioecológicopor
dc.subjectEscola indígenapor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectTechnologiespor
dc.subjectBioecological contextpor
dc.titleCurrículo e tecnologias educacionais no contexto bioecológico da escola indígena: escola Kanata T-Ykua do povo Kambeba/AMpor
dc.title.alternativeCurriculum and educational technologies in the bioecological context of the indigenous school: Kanata T-Ykua school of the people Kambeba/AMpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/439por
oaire.citationStartPage249por
oaire.citationEndPage260por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume4por
dc.identifier.eissn2358-8322-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Humanidades e Inovaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Currículo e tecnologias educacionais no contexto bioecológico_Escola Kanata T. Ykua_povo Kambeba.pdf253,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID