Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50809

TítuloCânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
Outro(s) título(s)Academic literary canon and evaluation of reading of Literature: a study of Portuguese tests of year 12 (2013-2016)
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Costa, Maria Carolina Pereira da
Palavras-chaveLíngua portuguesa
Leitura de literatura
Cânone
Exame nacional
Portuguese language
Literatary Reading
Canon
External evaluation
National examination
Data2016
EditoraUniversidade de Santiago de Compostela (USC)
RevistaMoenia
CitaçãoSilva, A. C. & Costa, M. C. P. (2016). Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016). Moenia, 22, 297-333.
Resumo(s)Elegeu-se como núcleo de investigação a avaliação dos conhecimentos dos alunos do 12.º ano (período 2013-2016) no domínio da leitura do cânone escolar, cingindo-se esta análise documental à secção do exame consagrada à leitura literária e apoiando-se num quadro diversificado de dimensões, como a «Caracterização dos objetos de leitura» selecionados pelo avaliador, as «Estruturas textuais sobre as quais incidem as questões» ou as «Operações de leitura» solicitadas ao aluno. Os dados colhidos sugerem que, no exame de Português, se privilegia a avaliação de competências de leitura de textos literários de autores do cânone, como José Saramago, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Sophia Andresen, sendo tais textos predominantemente poéticos e narrativos. Os itens dos questionários incidem apenas nas estruturas textuais do nível semântico-pragmático e são requeridas operações mentais como a Inferência, a Identificação e a Justificação. Constata-se, ainda, que o avaliador desvalorizou, a partir de 2014, a explicitação de juízos críticos dos alunos-leitores decorrentes da sua experiência de leitura de Literatura.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50809
ISSN1137-2346
e-ISSN2340-003X
Versão da editorahttp://www.usc.es/revistas/index.php/moenia/article/view/3676/4389
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cânone literário escolar, SIlva & Costa, 2016.pdf537,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID