Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51849
Título: | Educação para a cidadania e integração comunitária na Guiné-Bissau |
Autor(es): | Morgado, José Carlos Guimarães, Fernando |
Palavras-chave: | Currículo Educação para a cidadania Integração comunitária Curriculum Education for citizenship Community integration |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade de Cabo Verde |
Citação: | Morgado, José Carlos & Guimarães, Fernando (2017). Educação para a Cidadania e Integração Comunitária na Guiné-Bissau. In A. F. Moreira & J. A. Pacheco (Presids.), III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Educação, Formação e Crioulidade, pp. 1-8. Cabo Verde - Cidade da Praia: Universidade de Cabo Verde. |
Resumo(s): | A cidadania é uma questão emergente em diversos países africanos adquirindo uma centralidade
política e social em contextos onde o baixo nível de vida das populações é um assunto socialmente
preocupante com evidentes reflexos nas camadas mais vulneráveis, em particular, as mulheres e as
crianças, como é o caso da Guiné-Bissau onde decorre a Reforma Curricular do Ensino Básico. Esta
comunicação, assenta na análise de materiais produzidos no âmbito da referida reforma, na qual
participamos, tais como as Orientações Programáticas, o Caderno de Atividades dos Alunos e o Guia
do Professor da Educação para a Cidadania. Os dados evidenciam a importância do currículo,
permitindo-nos concluir que no domínio da Educação para a Cidadania, este se deve organizar em
torno de três eixos estruturantes: o individual, o relacional e o comunitário, essenciais para o
desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes que prepararem os jovens para uma
efetiva integração na comunidade. Citizenship is an emergent question in several African countries. It has developed a political and social centrality in places in which the low living conditions standards are a social concerning in specific in social groups at risk of exclusion, namely women and children, such as in Guinea-Bissau where the reform of the basic school teaching is occurring. This paper is based on the analysis of school education materials produced in the frame of the referred reform in which we are taking part. This work we are achieving includes curriculum guidelines, pupils textbooks and Teachers’ Guidelines included in a book on Education for Citizenship. Data analysed show the importance of curriculum and allow us to argue that in Education for Citizenship teaching has to be organised based on three structuring axis: the individual, the relational and the communitarian. These are essential axis for the development of abilities, competences and attitudes that prepare young pupils for an affective integration in community. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51849 |
ISSN: | 2527-0702 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
galoa-proceedings--coloquio-60792-educacao-para-a-.pdf Acesso restrito! | 405,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |