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https://hdl.handle.net/1822/51979
Título: | Projeto Lethes/Peneda-Gerês: “Os Computadores Dão Leite!” (resultados de uma investigação para a história da integração curricular das TIC) |
Autor(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Utilização educativas das TIC Projeto Lethes/Peneda-Gerês Projeto MINERVA Educação ambiental Intervenção comunitária Territorialização, contextualização e flexibilização das aprendizagens Projectos educativos e curriculares integrados |
Data: | Set-2003 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI |
Citação: | Silva, C. (2003). Projeto Lethes/Peneda-Gerês: “Os Computadores Dão Leite!” (resultados de uma investigação para a história da integração curricular das TIC). In Paulo Dias & Cândido Varela de Freitas (Orgs.). Challenges 2003 – III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação | 5º SIIE Simpósio Internacional em Informática Educativa (pp. 149-168). Braga: Universidade do Minho – Centro de Competência Nónio Século XXI (Campus de Gualtar, Braga, dias 17, 18 e 19 de setembro de 2003). ISBN 972-8746-13-X. |
Resumo(s): | A investigação que se pretende apresentar tem como finalidade o estudo do Projecto Lethes/Peneda-Gerês. Este surgiu em 1988 no âmbito das actividades do Pólo do Projecto MINERVA da Universidade do Minho e que se consubstanciavam na integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas do ensino não superior. Com a extinção do Projecto MINERVA em 1994, o Lethes/Peneda-Gerês foi integrado nas estruturas do antigo "Centro de Formação de Professores e Educadores" (CIFOP) e mais tarde no actual Instituto de Estudos da Criança (IEC), organismos da Universidade do Minho dedicados à formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância, tendo encerrado as suas actividades no ano lectivo de 2000/2001, com a realização de um processo de avaliação e reformulação. Ao longo dos seus treze anos de existência, o Lethes/Peneda-Gerês caracterizou se pela intervenção sobretudo junto das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também nos Jardins de Infância e no Ensino Básico Mediatizado (EBM) da área geográfica do Parque Nacional Peneda-Gerês. O seu campo de acção inicial foi definido pelo âmbito das actividades do Projecto MINERVA, ou seja, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mas ao longo do seu desenvolvimento estendeu-se para áreas como a educação ambiental e a intervenção comunitária, formalizando-se num processo curricular pautado pela territorialização, contextualização e flexibilização das aprendizagens através da elaboração de projectos educativos e curriculares integrados, adaptados ao meio envolvente e aos alunos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Projecto Lethes/Peneda Gerês Pensavam os homens partir da serra, deixar a Éris as vastidões das fragas, libertar os filhos do atraso de séculos que os outros deuses em Olímpos conquistados iam esquecendo em incúrias citadinas. Não quis Lethe que a deusa mãe forçasse os homens a fugir. Das águas límpidas os banhou a esquecer as penas que tornariam deserta a serra brava. As filhas colocou em consolo refrescante, uma tocando o planalto da Castro Laboreiro, outra a estender-se em fluído pelo Gerês na garganta rochosa que do Cabril estendia benesses Cávado acima. Depois as Cárites na forma humana que tomaram partiam serra além em constantes apoios às crianças, a pedir dos deuses condições, sem intempéries ventadas ou preocupações alimentares a sonegar o direito de aprender. Máquinas de aprender a forçar novas técnicas, formações renovadas, integração cultural e de ambiente. Foi assim que ousaram afirmar que o Lethes não era o rio do esquecimento que os romanos trataram, que era falso o diluir da memória do general que ao chamar um a um os seus homens os convencera por exemplo. Depois os soldados ficaram mais leves no cansaço e sujidade que Lethe lavou, na coragem do combate a tocar a Galiza. As águas que se ligam, de Melgaço a Montalegre, a tornarem-se um fluído pedagógico, renovador, a encher a mente dos garotos da mesma forma como os olhos se enchem de paisagem. O Projecto LETHES será tudo isto: Uma aposta numa região do interior, o quebrar do isolamento mitológico de séculos, uma oferta de oportunidades educativas, um contributo de vida para as populações esquecidas. Computadores, telemática, bancos de dados, reformulação da rede escolar, melhoria das condições físicas das escolas, serão os contributos de um banho regenerador. Trabalho de projecto, educação ambiental, inovação pedagógica, uma equipa dinâmica, tornarão possíveis uma forma diferente de se viver no Parque Nacional da Peneda Gerês. Texto de Jaime Ferreri, 1990. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51979 |
ISBN: | 972-8746-13-X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Projeto_LethesPeneda-Geres_-_os_computadores_dao_Leite_(Silva, 2003).pdf | 113,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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