Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52274

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.contributor.authorPaniago, Rosenildepor
dc.date.accessioned2018-03-13T17:18:28Z-
dc.date.available2018-03-13T17:18:28Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationSarmento, T., & Paniago, R. A INVESTIGAÇÃO AO SERVIÇO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CENTRAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Reflexão e Ação, 24(3), 47-69por
dc.identifier.issn1982-9949-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52274-
dc.description.abstractO processo de Bolonha introduziu alterações no processo de formação de professores em Portugal, obrigando a uma reorganização dos seus planos de estudos. A formação ocorre obrigatoriamente em dois ciclos de estudos: licenciatura e mestrado. O mestrado integra na sua definição a componente de investigação, aqui entendida como ‘investigação ao serviço das práticas’. Neste artigo, depois de uma contextualização documental, a partir de narrativas de oito mestres, analisou-se as suas representações sobre como a investigação as influencia nas tomadas de decisão no quotidiano pedagógico, bem como a pertinência dessa componente formativa na tomada de consciência no processo de aprendizagem profissional. As primeiras conclusões deste estudo apontam para a progressiva consciência das mestrandas de como a pesquisa as ajuda a sustentar as aprendizagens profissionais e a promover o seu empenhamento por um contínuo caminho de procura num processo de profissionalização permanente.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectProcesso de Bolonhapor
dc.subjectInvestigação na Formaçãopor
dc.titleA investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissionalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7533por
oaire.citationStartPage47por
oaire.citationEndPage69por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume24por
dc.identifier.doi10.17058/rea.v24i3.7533por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Reflexão e Açãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7533-38597-1-PB.pdf421,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID