Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52274
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarmento, Teresa | por |
dc.contributor.author | Paniago, Rosenilde | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-13T17:18:28Z | - |
dc.date.available | 2018-03-13T17:18:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.citation | Sarmento, T., & Paniago, R. A INVESTIGAÇÃO AO SERVIÇO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CENTRAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Reflexão e Ação, 24(3), 47-69 | por |
dc.identifier.issn | 1982-9949 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52274 | - |
dc.description.abstract | O processo de Bolonha introduziu alterações no processo de formação de professores em Portugal, obrigando a uma reorganização dos seus planos de estudos. A formação ocorre obrigatoriamente em dois ciclos de estudos: licenciatura e mestrado. O mestrado integra na sua definição a componente de investigação, aqui entendida como ‘investigação ao serviço das práticas’. Neste artigo, depois de uma contextualização documental, a partir de narrativas de oito mestres, analisou-se as suas representações sobre como a investigação as influencia nas tomadas de decisão no quotidiano pedagógico, bem como a pertinência dessa componente formativa na tomada de consciência no processo de aprendizagem profissional. As primeiras conclusões deste estudo apontam para a progressiva consciência das mestrandas de como a pesquisa as ajuda a sustentar as aprendizagens profissionais e a promover o seu empenhamento por um contínuo caminho de procura num processo de profissionalização permanente. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Processo de Bolonha | por |
dc.subject | Investigação na Formação | por |
dc.title | A investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissional | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7533 | por |
oaire.citationStartPage | 47 | por |
oaire.citationEndPage | 69 | por |
oaire.citationIssue | 3 | por |
oaire.citationVolume | 24 | por |
dc.identifier.doi | 10.17058/rea.v24i3.7533 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista Reflexão e Ação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
7533-38597-1-PB.pdf | 421,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |