Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/525

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipepor
dc.contributor.authorSilva, Armando Malheiro dapor
dc.date.accessioned2004-07-14T15:48:57Z-
dc.date.available2004-07-14T15:48:57Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alberto Filipe ; SILVA, Armando Malheiro da - Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 117-142.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/525-
dc.description.abstractA intenção dos autores, como o próprio título do presente artigo indica, é, tendo já em conta as noções de “mitanálise” e “mitocrítica” de Gilbert Durand, enriquecer o modelo hermenêutico avançado pelo autor citado. Para isso, introduziram os conceitos de “ideologemas” bidimensionais e unidimensionais, os quais permitem melhor compreender a relação mito-ideologia presente em muitos dos textos da nossa tradição cultural. Além disso, apresentando a sua proposta metodológica associam-se ao esforço remitologizador da chamada “hermenêutica instaurativa” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).por
dc.description.abstractIt is the aim of the authors to enlarge the hermeneutic model presented by Gilbert Durand. Taking into account his concepts of “mythanalysis” and “mythcriticism”, new concepts are introduced, namely bidimensional and unidimensional “ideologems”, which allow a better understanding of the myth-ideology relationship in many texts from our cultural tradition. The proposed methodology implies associations with the remythologizing orientation of “instaurative hermeneutics” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)por
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleMitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociaispor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1995,8(1),117-142(AlbertoFilipeAraujo).pdf1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID