Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53235

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Carla Pirespor
dc.date.accessioned2018-03-22T14:05:14Z-
dc.date.available2018-03-22T14:05:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2177-1626.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53235-
dc.description.abstractAs atividades de Educação Dramática convocam uma diversidade de possibilidades expressivas. Integradas no currículo de formação inicial de professores e educadores, os projetos de criação dramática, orientados para a performance, implicam, no seu processo criativo, um envolvimento grupal que deverá constituir matéria suficiente de análise e de avaliação por parte dos seus intervenientes em relação à sua própria participação e às relações interpares. O paradigma metodológico orientador do processo dramático-teatral a que nos remetemos assenta num modelo construtivista do processo educacional. Pelo seu caráter explorativo e experimental, a aprendizagem dramático-teatral deverá ser sustentada em estratégias colaborativas entre professor e aluno, implicando, para tal, a possibilidade de tomada de decisões partilhadas, num ambiente de respeito e igualdade.por
dc.description.abstractThe activities of Drama Education are open to a diversity of expressive possibilities. Integrated in the pre-service training curriculum for teachers and educators, the dramatic creation projects, oriented to performance, imply, in its creative process, a group involvement that should be sufficient matter of analysis and evaluation by those involved in relation to its own participation and relations between peers. The methodological guidance paradigm of the dramatic and theatrical process that guide us is based on a constructivist model of the educational process. Due its exploratory and experimental character, dramatic and theatrical learning should be based on collaborative strategies between teacher and student, implying, to this end, that decision-making possibilities could be shared in an environment of respect and equality.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação dramáticapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.titleA educação dramática na formação inicial de professores e educadorespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage424por
oaire.citationEndPage484por
oaire.citationIssue18por
oaire.citationVolume9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Eletrônica Pesquiseducapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A EDUCAÇÃO DRAMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E EDUCADORES.pdf496,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID