Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53319

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Maria Florpor
dc.contributor.authorAntunes, Carla Pirespor
dc.date.accessioned2018-03-23T12:12:50Z-
dc.date.available2018-03-23T12:12:50Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.issn2525-426X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53319-
dc.description.abstractO presente texto reúne um conjunto de reflexões elaboradas em torno da experiência do primeiro ano de implementação do Mestrado de Animação Teatral do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Debruça-se sobre a estrutura curricular deste curso, de modo particular sobre aquela que é por excelência a sua unidade curricular eixo, Estudos Performativos. O texto problematiza as questões fundamentais que orientaram o travejamento conteudinal dos Estudos Performativos e o modo como nesta unidade de conhecimento se procurou articular preocupações epistemológicas e de ensino e aprendizagem e, simultaneamente, responder às necessidades inerentes à heterogeneidade do público alvo, no que se refere à sua formação inicial, aos diferentes sentidos e graus de literacia e fruição teatral. Finalmente, reflete sobre os blocos conteudinais da unidade curricular que melhor ilustram o sentido de pesquisa teatral que a desconstrução e o uso do conceito de performance nos permitiramconvocar no contexto de formação.por
dc.description.abstractThis paper presents a set of reflections made in relation to experiences that happened in the first year of the first course for the Masters Degree in Theatrical Activities in the Institute of Education, University of Minho. It looks at the curricular structure of this course and focuses especially on the course backbone - Performance Studies. The text discusses the fundamental questions that guided the content framework of Performance Studies and the way that this unit of knowledge sought to articulate epistemological,teaching and learning concerns, while simultaneously meeting the inherent heterogeneous needs of the target audience; namely, in relation to the initial training of students, their different goals, as well as their degrees of theatrical literacy and experience. Finally, it reflects on the constituent modules of the curricular unit that best illustrates the goals of the theatrical research opened up by the deconstruction and use of the concept of performance in the training context.por
dc.description.abstractEl presente trabajo reúne un conjunto de reflexiones centradas en la experiencia del primer año de desarrollo del Máster de Animación Teatral del Instituto de Educación de la Universidade do Minho. Se detalla la estructura curricular de este curso, particularmente la de aquella que es, por excelencia, su unidad curricular vertebral: Estudios de la Interpretación. El trabajo polemiza en torno a las cuestiones básicas que orientaron la estructuración de los contenidos de los Estudios de la Interpretación y en torno al modo como, en esta unidad de conocimiento, se intentaron articular simultáneamente preocupaciones de tipo epistemológico y de enseñanza/aprendizaje, de un lado, y necesidades inherentes a la heterogeneidad de los destinatarios en lo referente a su formación previa y a su diferente sentido y nivel de conocimiento práctico y disfrute del teatro, de otro lado. Finalmente, el trabajo reflexiona sobre los bloques de contenido de la unidad curricular que mejor ilustran el sentido de investigación teatral al que la deconstrucción y el uso del concepto de interpretación nos permitieron acceder en el contexto de formación.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherBIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográficapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnimação teatralpor
dc.subjectTheatrical activitiespor
dc.subjectAnimador teatralpor
dc.subjectTheatrical animateurpor
dc.subjectEstudos performativospor
dc.subjectPerformance studiespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectAnimación teatralpor
dc.subjectAnimador teatralpor
dc.subjectFormaciónpor
dc.subjectEstudios de la interpretaciónpor
dc.titleReflexões em torno de uma formação em animação teatralpor
dc.title.alternativeReflections on teaching performance studies for community-based theatrepor
dc.title.alternativeReflexiones en torno a una formación en animación teatralpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage57por
oaire.citationEndPage74por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationConferencePlaceSalvador, Brasilpor
oaire.citationVolume2por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REFLEXÕES EM TORNO DE UMA FORMAÇÃO EM ANIMAÇÃO TEATRAL 57-74.pdf457,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID