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https://hdl.handle.net/1822/53645
Título: | A ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei |
Autor(es): | Coelho da Silva, José Luís Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Ciência na literatura Galileu Galilei Literatura infantil e juvenil |
Data: | Nov-2015 |
Editora: | Asociación de Ensinantes de Ciencias de Galicia (ENCIGA) |
Citação: | Coelho da Silva, José Luís & Afonso, Ana Sofia (2015). A ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei. Boletín das Ciencias, ano XXVIII, nº 81, 1-6. |
Resumo(s): | A exploração de literatura relacionada com a Ciência na educação em Ciências é justificada com o potencial contributo na compreensão do conhecimento científico, do processo de construção da Ciência, e na promoção da motivação e interesse dos alunos pela Ciência. É neste âmbito que se equaciona a análise do contributo de literatura infantil e juvenil acerca da vida e obra de Galileu na construção do conhecimento científico e na compreensão da natureza da Ciência. O corpus de análise é constituído por seis obras de literatura infantil e juvenil, identificadas no mercado livreiro português. A metodologia de investigação adotada consiste na aplicação da técnica de análise de conteúdo, consubstanciada na identificação das ideias veiculadas acerca da vida e obra de Galileu em função das seguintes dimensões: 1) Identidade de Galileu; 2) Ciência produzida por Galileu e 3) Processos de construção da Ciência adotados por Galileu. Galileu é identificado através da enumeração de carateres biográficos como são as datas de nascimento e de falecimento, a naturalidade, a atividade científica, as capacidades científicas, as funções, a identificação religiosa e o contexto familiar. A Ciência de Galileu veiculada aponta para uma visão da Ciência como um produto que integra conhecimentos acerca do Universo, do movimento dos corpos, e do som, e que integra tecnologias destinadas à investigação científica mas também ao uso em contextos não científicos. A visão da Ciência como um processo aponta para a mobilização de processos diversificados mas com o predomínio da observação e da experimentação, veiculando uma imagem da Ciência que se aproxima de uma perspetiva epistemológica de cariz empirista. A literatura infantil e juvenil apresenta o trabalho de Galileu com níveis de detalhe diferenciados, sendo alguma consistente com a informação histórica. Pode contribuir para uma iniciação à compreensão de fenómenos científicos e dos processos envolvidos na construção do conhecimento científico. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | ISSN 0214-7807, Boletín das Ciencias, ano XXVIII, nº 81 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53645 |
Versão da editora: | http://www.enciga.org/files/boletins/81/IN06_a_ciencia_na_Literatura_Infantil_e_Juvenil.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IN06_a_ciencia_na_Literatura_Infantil_e_Juvenil.pdf | 764,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |