Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53645

TítuloA ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveCiência na literatura
Galileu Galilei
Literatura infantil e juvenil
DataNov-2015
EditoraAsociación de Ensinantes de Ciencias de Galicia (ENCIGA)
CitaçãoCoelho da Silva, José Luís & Afonso, Ana Sofia (2015). A ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei. Boletín das Ciencias, ano XXVIII, nº 81, 1-6.
Resumo(s)A exploração de literatura relacionada com a Ciência na educação em Ciências é justificada com o potencial contributo na compreensão do conhecimento científico, do processo de construção da Ciência, e na promoção da motivação e interesse dos alunos pela Ciência. É neste âmbito que se equaciona a análise do contributo de literatura infantil e juvenil acerca da vida e obra de Galileu na construção do conhecimento científico e na compreensão da natureza da Ciência. O corpus de análise é constituído por seis obras de literatura infantil e juvenil, identificadas no mercado livreiro português. A metodologia de investigação adotada consiste na aplicação da técnica de análise de conteúdo, consubstanciada na identificação das ideias veiculadas acerca da vida e obra de Galileu em função das seguintes dimensões: 1) Identidade de Galileu; 2) Ciência produzida por Galileu e 3) Processos de construção da Ciência adotados por Galileu. Galileu é identificado através da enumeração de carateres biográficos como são as datas de nascimento e de falecimento, a naturalidade, a atividade científica, as capacidades científicas, as funções, a identificação religiosa e o contexto familiar. A Ciência de Galileu veiculada aponta para uma visão da Ciência como um produto que integra conhecimentos acerca do Universo, do movimento dos corpos, e do som, e que integra tecnologias destinadas à investigação científica mas também ao uso em contextos não científicos. A visão da Ciência como um processo aponta para a mobilização de processos diversificados mas com o predomínio da observação e da experimentação, veiculando uma imagem da Ciência que se aproxima de uma perspetiva epistemológica de cariz empirista. A literatura infantil e juvenil apresenta o trabalho de Galileu com níveis de detalhe diferenciados, sendo alguma consistente com a informação histórica. Pode contribuir para uma iniciação à compreensão de fenómenos científicos e dos processos envolvidos na construção do conhecimento científico.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoISSN 0214-7807, Boletín das Ciencias, ano XXVIII, nº 81
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53645
Versão da editorahttp://www.enciga.org/files/boletins/81/IN06_a_ciencia_na_Literatura_Infantil_e_Juvenil.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IN06_a_ciencia_na_Literatura_Infantil_e_Juvenil.pdf764,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID