Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53646
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Carla Pires | por |
dc.contributor.author | Dias, Maria Flor | por |
dc.contributor.author | Silva, Sara Raquel Reis da | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T11:16:14Z | - |
dc.date.available | 2018-03-28T11:16:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-11 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-704-188-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53646 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, a nossa experiência docente/investigativa em contexto académico tem-nos levado a concluir/intuir que a formação literária e artística, em geral, dos nossos alunos da Licenciatura em Educação Básica, futuros profissionais de educação/mediadores de leitura, é, mesmo numa fase que se pode considerar já avançada dos estudos, manifestamente débil, evidenciando níveis de competência literária muito distintos/diferenciados, em alguns casos, até, constrangedores quanto, por exemplo, ao “intertexto leitor”. O projeto em implementação e do qual pretendemos dar conta nesta comunicação reveste-se de uma dimensão interdisciplinar, procurando não apenas acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários (do acervo tradicional à literatura canónica), mas também da própria cultura artística. Trata-se de um projeto desenhado com alunos dos 1º e 2º anos da Licenciatura em Educação Básica, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Neste âmbito e numa perspetiva interdisciplinar, pretende-se implementar um conjunto de atividades de mediação literária e artística, no decurso da formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico e educadores de infância. Optando por uma metodologia de investigação-ação, numa primeira fase, propomo-nos conhecer a cultura literária dos alunos, para, posteriormente e designadamente no contexto de UC como Literatura para a Infância e a Juventude e Expressão Dramática, entre outras, alargar o contacto com modos literários cuja receção é aparentemente menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal, Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação literária | por |
dc.subject | Educação dramática | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Texto dramático | por |
dc.title | Para uma leitura do texto-mundo: educação literária e expressão e educação dramática/teatro - O conto é teu, o conto é nosso | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://xiicongressospce2014.utad.pt/?page_id=797 | por |
oaire.citationStartPage | 740 | por |
oaire.citationEndPage | 749 | por |
oaire.citationConferencePlace | Vila Real, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do XII Congresso da SPCE Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação Literária e Expressão Dramática.pdf | 91,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |