Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53666

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.date.accessioned2018-03-28T13:05:40Z-
dc.date.available2018-03-28T13:05:40Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-84-945722-3-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53666-
dc.description.abstractAtualmente, em muitos países, nos quais se inclui Portugal, o tema de Probabilidades e Estatística faz parte dos currículos escolares desde o início da escolarização até ao final do ensino secundário. Ora tais alterações curriculares destacam a necessidade de realizar investigações tendo em vista adequar a formação dos futuros professores às novas exigências. Assim, no presente estudo investiga-se a competência dos futuros professores em Probabilidades. Mais especificamente, trata-se de um estudo focado no conhecimento do conteúdo de Probabilidades e nele participaram 59 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, a quem foi pedido para resolverem uma tarefa de probabilidades, aplicada no contexto de avaliação formal dos alunos no âmbito da unidade curricular de Números e Probabilidades. Em termos de resultados, verificou-se que os estudantes revelaram uma competência um tanto limitada, destacando-se justificações das suas respostas a um nível intuitivo, a ausência de justificação ou justificações não inteligíveis e a adesão a raciocínios errados, de que se destaca o enviesamento de equiprobabilidade. Face às dificuldades e erros observados recomenda-se um aprofundamento da formação destes estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, uma vez que o conhecimento do conteúdo é um requisito necessário a um ensino adequado do tema.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT; Proyecto EDU2016-74848-P (MEC) e Grupo FQM126 (Junta de Andalucía).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectProbabilidadespor
dc.subjectEducadores e professores dos primeiros anospor
dc.titleExploração de uma tarefa de probabilidades por futuros educadores e professores dos primeiros anos escolarespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate10 - 14 julho 2017por
sdum.event.titleVIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemáticapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage107por
oaire.citationEndPage115por
oaire.citationConferencePlaceMadrid, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationVIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EXPLORAÇÃO DE UMA TAREFA DE PROBABILIDADES POR FUTUROS.pdf291,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID