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https://hdl.handle.net/1822/53666
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, José António | por |
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T13:05:40Z | - |
dc.date.available | 2018-03-28T13:05:40Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-945722-3-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53666 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, em muitos países, nos quais se inclui Portugal, o tema de Probabilidades e Estatística faz parte dos currículos escolares desde o início da escolarização até ao final do ensino secundário. Ora tais alterações curriculares destacam a necessidade de realizar investigações tendo em vista adequar a formação dos futuros professores às novas exigências. Assim, no presente estudo investiga-se a competência dos futuros professores em Probabilidades. Mais especificamente, trata-se de um estudo focado no conhecimento do conteúdo de Probabilidades e nele participaram 59 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, a quem foi pedido para resolverem uma tarefa de probabilidades, aplicada no contexto de avaliação formal dos alunos no âmbito da unidade curricular de Números e Probabilidades. Em termos de resultados, verificou-se que os estudantes revelaram uma competência um tanto limitada, destacando-se justificações das suas respostas a um nível intuitivo, a ausência de justificação ou justificações não inteligíveis e a adesão a raciocínios errados, de que se destaca o enviesamento de equiprobabilidade. Face às dificuldades e erros observados recomenda-se um aprofundamento da formação destes estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, uma vez que o conhecimento do conteúdo é um requisito necessário a um ensino adequado do tema. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT; Proyecto EDU2016-74848-P (MEC) e Grupo FQM126 (Junta de Andalucía). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Competência | por |
dc.subject | Probabilidades | por |
dc.subject | Educadores e professores dos primeiros anos | por |
dc.title | Exploração de uma tarefa de probabilidades por futuros educadores e professores dos primeiros anos escolares | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 10 - 14 julho 2017 | por |
sdum.event.title | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 107 | por |
oaire.citationEndPage | 115 | por |
oaire.citationConferencePlace | Madrid, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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EXPLORAÇÃO DE UMA TAREFA DE PROBABILIDADES POR FUTUROS.pdf | 291,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |