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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVilarinho, Emíliapor
dc.date.accessioned2018-04-05T10:13:36Z-
dc.date.available2018-04-05T10:13:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVilarinho, E. (2015). Pela “causa” da educação pré-escolar em Portugal: aproximações às políticas de Terceira Via. In V. M. V. Peroni (Org.), Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na Educação (pp. 144-174). São Leopoldo: Oikos.por
dc.identifier.isbn978-85-7843-539-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53954-
dc.description.abstractNo presente texto apresentamos alguns elementos de uma pesquisa realizada anteriormente que se centrou na análise das políticas de Educação Pré-Escolar em Portugal (1995-2010), procurando discutir a relação entre o Estado e o Terceiro Setor na conceção e implementação de uma “nova política” para este nível de educação. Nesta pesquisa, entre outros referenciais teóricos, mobilizamos a abordagem de ciclo de políticas proposta por (Bowe, Ball & Gold,1992) e fizemos a análise da trajetória da medida política (Ball & Shilling, 1994; Ball, S., 1994) mais relevante – o Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar. Focalizaremos a nossa análise no período de revitalização (Vilarinho, 2011, 2013), iniciado a partir de 1995, onde se deu início à definição de uma nova política (Dale, 1989, 1994) de educação pré-escolar e a implementação de importantes políticas educativas para este nível de educação. A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – Lei nº. 5/97, de 10 de Fevereiro –, aprovada por unanimidade na sessão plenária de 11 de Dezembro de 1996, é a peça legislativa que define a agenda da política para a Educação Pré-Escolar.por
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UMpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherOikospor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titlePela “causa” da educação pré-escolar em Portugal: aproximações às políticas de Terceira Viapor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage144por
oaire.citationEndPage174por
oaire.citationConferencePlaceSão Leopoldo, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleDiálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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