Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54075

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipepor
dc.contributor.authorAlmeida, Rogério depor
dc.date.accessioned2018-04-09T09:45:53Z-
dc.date.available2018-04-09T09:45:53Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationAraújo, A. F., & de Almeida, R. (2017). A linguagem da imaginação no pensamento da educação. Revista Educação e Emancipação, 11-33por
dc.identifier.issn1677-6097por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54075-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to study the language of imagination with the research of the metaphor and symbol and its uses in education thought, and its horticultural metaphors connected to vegetable symbolism. The acting of imaginative power of the living metaphors (Paul Ricoeur) leads us to the next step, which aims to understand the dynamics of symbolic imagination in imaginative psyche (Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Wunenburger). Concludes the paper the articulation of concepts defi ned to a pedagogy of imagination and the imaginative formation of the subject, so that the language of imagination can eff ectively contribute to education thoughtpor
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é estudar a linguagem da imaginação a partir da investigação da metáfora e do símbolo e de seus usos no pensamento da educação, com suas metáforas hortícolas devedoras do simbolismo vegetal. A atuação do poder imaginante das metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduz ao passo seguinte, que busca compreender a dinâmica da imaginação simbólica no psiquismo imaginante (Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Wunenburger). Conclui o artigo a articulação dos conceitos estudados a uma pedagogia da imaginação e à formação imaginante do sujeito, de modo que a linguagem da imaginação possa efetivamente contribuir com o pensamento da educaçãopor
dc.description.abstractEl objetivo de este artículo es estudiar el lenguaje de la imaginación a partir de la investigación de la metáfora y del símbolo y de sus usos en el pensamiento de la educación, con sus metáforas hortícolas deudoras del simbolismo vegetal. La actuación del poder imaginante de las metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduce al paso siguiente, que busca comprender la dinámica de la imaginación simbólica en el psiquismo imaginante (Gastón Bachelard, Gilbert Durand y Wunenburger). Concluye el artículo la articulación de los conceptos estudiados a una pedagogía de la imaginación ya la formación imaginante del sujeto, de modo que el lenguaje de la imaginación pueda efectivamente contribuir con el pensamiento de la educaciónpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAntropologia do Imagináriopor
dc.subjectMetáfora e símbolopor
dc.subjectImaginação simbólicapor
dc.subjectPedagogia da imaginaçãopor
dc.subjectAnthropology of the Imaginarypor
dc.subjectMetaphor and symbolpor
dc.subjectSymbolic imaginationpor
dc.subjectPedagogy of imaginationpor
dc.subjectAntropología del Imaginariopor
dc.subjectMetáfora y símbolopor
dc.subjectImaginación simbólicapor
dc.subjectPedagogía de la imaginaciónpor
dc.titleA linguagem da imaginação no pensamento da educaçãopor
dc.title.alternativeThe language of imagination in education thoughtpor
dc.title.alternativeEl lenguaje de la imaginación en el pensamiento de la educaciónpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6958por
oaire.citationStartPage11por
oaire.citationEndPage33por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.eissn2358-4319por
dc.identifier.doi10.18764/2358-4319.v10n1p11-33por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Educação e Emancipaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev. Educ e Emancip. - 2017.pdf118,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID