Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54075

TítuloA linguagem da imaginação no pensamento da educação
Outro(s) título(s)The language of imagination in education thought
El lenguaje de la imaginación en el pensamiento de la educación
Autor(es)Araújo, Alberto Filipe
Almeida, Rogério de
Palavras-chaveAntropologia do Imaginário
Metáfora e símbolo
Imaginação simbólica
Pedagogia da imaginação
Anthropology of the Imaginary
Metaphor and symbol
Symbolic imagination
Pedagogy of imagination
Antropología del Imaginario
Metáfora y símbolo
Imaginación simbólica
Pedagogía de la imaginación
DataJan-2017
EditoraUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
RevistaRevista Educação e Emancipação
CitaçãoAraújo, A. F., & de Almeida, R. (2017). A linguagem da imaginação no pensamento da educação. Revista Educação e Emancipação, 11-33
Resumo(s)The aim of this paper is to study the language of imagination with the research of the metaphor and symbol and its uses in education thought, and its horticultural metaphors connected to vegetable symbolism. The acting of imaginative power of the living metaphors (Paul Ricoeur) leads us to the next step, which aims to understand the dynamics of symbolic imagination in imaginative psyche (Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Wunenburger). Concludes the paper the articulation of concepts defi ned to a pedagogy of imagination and the imaginative formation of the subject, so that the language of imagination can eff ectively contribute to education thought
O objetivo deste artigo é estudar a linguagem da imaginação a partir da investigação da metáfora e do símbolo e de seus usos no pensamento da educação, com suas metáforas hortícolas devedoras do simbolismo vegetal. A atuação do poder imaginante das metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduz ao passo seguinte, que busca compreender a dinâmica da imaginação simbólica no psiquismo imaginante (Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Wunenburger). Conclui o artigo a articulação dos conceitos estudados a uma pedagogia da imaginação e à formação imaginante do sujeito, de modo que a linguagem da imaginação possa efetivamente contribuir com o pensamento da educação
El objetivo de este artículo es estudiar el lenguaje de la imaginación a partir de la investigación de la metáfora y del símbolo y de sus usos en el pensamiento de la educación, con sus metáforas hortícolas deudoras del simbolismo vegetal. La actuación del poder imaginante de las metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduce al paso siguiente, que busca comprender la dinámica de la imaginación simbólica en el psiquismo imaginante (Gastón Bachelard, Gilbert Durand y Wunenburger). Concluye el artículo la articulación de los conceptos estudiados a una pedagogía de la imaginación ya la formación imaginante del sujeto, de modo que el lenguaje de la imaginación pueda efectivamente contribuir con el pensamiento de la educación
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54075
DOI10.18764/2358-4319.v10n1p11-33
ISSN1677-6097
e-ISSN2358-4319
Versão da editorahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6958
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev. Educ e Emancip. - 2017.pdf118,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID