Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55209

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Luísapor
dc.contributor.authorOliveira, Joanapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2018-07-02T08:22:17Z-
dc.date.available2018-07-02T08:22:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNeves, L., Oliveira, J. & Carvalho, G.S. (2017). Educação em ciências e cidadania global: propostas de integração curricular para o 2º CEB. In: A. Peixxoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves & R. Cruz (Eds.) Educação em Ciências em Múltiplos Contextos. Atas do XVII ENEC e I SIEC. Viana do Castelo: IPVC-ESE, p. 168-175.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55209-
dc.description.abstractA globalização afeta a organização dos países e a ordem internacional, mas também a forma como as pessoas se relacionam e pensam. É, por isso, premente pensar a formação dos cidadãos e cidadãs numa perspetiva de Cidadania Global, tendo como orientação a sustentabilidade e o bem comum. Isto deve ser feito de forma transversal e em articulação com as várias áreas curriculares. A educação em ciências tem um papel fundamental na capacitação da sociedade para responder aos desafios com que se depara, sendo para isso necessário centrar o currículo nas complexas interdependências globais e na alteração dos ciclos planetários naturais dos quais somos parte intrínseca, desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade e o sentido de responsabilidade pelos bens comuns da humanidade. No sentido de contribuir para a inserção da dimensão de Educação para a Cidadania Global/ Educação para o Desenvolvimento na disciplina de Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, fez-se a análise e cruzamento das metas curriculares em vigor e o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, documento recentemente lançado pela Direção-Geral de Educação que visa promover a integração da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global na Educação pré-escolar e nos Ensinos Básico e Secundário. Com base nesse cruzamento selecionaram-se subtemas do Referencial passíveis de serem integrados nas práticas de Ciências Naturais e escolheram-se alguns conteúdos programáticos para os quais estão a ser desenvolvidas propostas didáticas numa perspetiva de Cidadania Global. Os subtemas do Referencial de Educação para o Desenvolvimento selecionados foram: Diversidade cultural e visões do mundo; Visões de futuro, alternativas e transformação social; Globalização e crescente complexidade das sociedades humanas; A comunidade planetária; Construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Os sub-domínios curriculares para os quais estão a ser desenvolvidas propostas didáticas são: Diversidade nos animais; Diversidade nas plantas; Higiene e Problemas sociais; Trocas nutricionais entre o organismo e o meio. Do trabalho realizado conclui-se que apesar das metas em vigor apresentaram os conteúdos de forma compartimentada não espelhando as interdependências globais e o seu impacto na sociedade planetária, é possível fazer uma abordagem dos conteúdos previstos numa perspetiva de Cidadania Global.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCidadania globalpor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subject2º CEBpor
dc.subjectIntegração curricularpor
dc.titleEducação em ciências e cidadania global: propostas de integração curricular para o 2º CEBpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS_.pdfpor
oaire.citationStartPage168por
oaire.citationEndPage175por
oaire.citationConferencePlaceViana do Castelopor
dc.identifier.eisbn978-989-8756-17-6-
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationEducação em Ciências em Múltiplos Contextos. Atas do XVII ENEC e I SIECpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENEC-CidadaniaGlobal.pdf7,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID