Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55209
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Luísa | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Joana | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-02T08:22:17Z | - |
dc.date.available | 2018-07-02T08:22:17Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Neves, L., Oliveira, J. & Carvalho, G.S. (2017). Educação em ciências e cidadania global: propostas de integração curricular para o 2º CEB. In: A. Peixxoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves & R. Cruz (Eds.) Educação em Ciências em Múltiplos Contextos. Atas do XVII ENEC e I SIEC. Viana do Castelo: IPVC-ESE, p. 168-175. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55209 | - |
dc.description.abstract | A globalização afeta a organização dos países e a ordem internacional, mas também a forma como as pessoas se relacionam e pensam. É, por isso, premente pensar a formação dos cidadãos e cidadãs numa perspetiva de Cidadania Global, tendo como orientação a sustentabilidade e o bem comum. Isto deve ser feito de forma transversal e em articulação com as várias áreas curriculares. A educação em ciências tem um papel fundamental na capacitação da sociedade para responder aos desafios com que se depara, sendo para isso necessário centrar o currículo nas complexas interdependências globais e na alteração dos ciclos planetários naturais dos quais somos parte intrínseca, desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade e o sentido de responsabilidade pelos bens comuns da humanidade. No sentido de contribuir para a inserção da dimensão de Educação para a Cidadania Global/ Educação para o Desenvolvimento na disciplina de Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, fez-se a análise e cruzamento das metas curriculares em vigor e o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, documento recentemente lançado pela Direção-Geral de Educação que visa promover a integração da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global na Educação pré-escolar e nos Ensinos Básico e Secundário. Com base nesse cruzamento selecionaram-se subtemas do Referencial passíveis de serem integrados nas práticas de Ciências Naturais e escolheram-se alguns conteúdos programáticos para os quais estão a ser desenvolvidas propostas didáticas numa perspetiva de Cidadania Global. Os subtemas do Referencial de Educação para o Desenvolvimento selecionados foram: Diversidade cultural e visões do mundo; Visões de futuro, alternativas e transformação social; Globalização e crescente complexidade das sociedades humanas; A comunidade planetária; Construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Os sub-domínios curriculares para os quais estão a ser desenvolvidas propostas didáticas são: Diversidade nos animais; Diversidade nas plantas; Higiene e Problemas sociais; Trocas nutricionais entre o organismo e o meio. Do trabalho realizado conclui-se que apesar das metas em vigor apresentaram os conteúdos de forma compartimentada não espelhando as interdependências globais e o seu impacto na sociedade planetária, é possível fazer uma abordagem dos conteúdos previstos numa perspetiva de Cidadania Global. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Cidadania global | por |
dc.subject | Ciências | por |
dc.subject | 2º CEB | por |
dc.subject | Integração curricular | por |
dc.title | Educação em ciências e cidadania global: propostas de integração curricular para o 2º CEB | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS_.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 168 | por |
oaire.citationEndPage | 175 | por |
oaire.citationConferencePlace | Viana do Castelo | por |
dc.identifier.eisbn | 978-989-8756-17-6 | - |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Educação em Ciências em Múltiplos Contextos. Atas do XVII ENEC e I SIEC | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENEC-CidadaniaGlobal.pdf | 7,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |