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https://hdl.handle.net/1822/55478
Título: | Software de apoio a metodologias qualitativas: um estudo baseado na grounded theory |
Autor(es): | Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Grounded theory Software para análise qualitativa Crianças Tecnologias |
Data: | 2017 |
Citação: | Ramos, A. (2017). Software de apoio a metodologias qualitativas: um estudo baseado na grounded theory. In Mayra, R., Giovana, A., & Nascimento, H. (Orgs.), Docência e formação – perspetivas plurais na pesquisa em Educação (pp. 93-121). Curitiba: CVR. |
Resumo(s): | Este artigo apresenta uma reflexão acerca do papel do software de apoio à análise de dados qualitativos, no caso o NUD*IST, precursor do NVivo, no contexto de uma pesquisa de doutoramento e foca a dimensão metodológica desse estudo. O artigo foi publicado nas atas do Colóquio Internacional Challenges 2005, ano em que foi defendido o doutoramento, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Os 12 anos que separam a primeira publicação desta, confirmam, a meu ver, que embora as tecnologias digitais tenham evoluido muitíssimo, o acesso a equipamentos eletrónicos por parte das escolas e dos alunos também, os objetos de estudo sejam agora outros, a dimensão metodológica mantém atual. Por isso se torna pertinente esta republicação. O objetivo desta investigação foi estudar os fatores intervenientes no processo de utilização de TIC em atividades de aprendizagem, principalmente de língua, e das conexões entre eles, processo que conduziu à criação de uma teoria substantiva. O trabalho de campo decorreu durante dois anos letivos em duas escolas – uma do Primeiro e outra do Segundo Ciclos – e durante um ano numa Escola Secundária. Incluiu principalmente atividades de escrita, sobretudo com processador de texto, mas também com meios convencionais. Os alunos desenvolveram ainda algumas atividades de pesquisa de informação na Web e de comunicação oral/conversação através de videoconferência. Fiz a recolha de dados a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise desses dados recorri a técnicas sugeridas pela grounded theory, com o apoio de um programa informático de análise qualitativa de dados, o NUD*ISTi. Os resultados mostram as inter-relações expressas em cada proposição, das proposições entre si e das conexões entre a proposição central e as outras. Essa rede de correlações, centro da teoria substantiva, é complexa porque as situações educativas estudadas também o são. Dessa complexidade emerge, com clareza, que a interação dos alunos com os pares, com os professores e com as TIC contribui para o desenvolvimento da sua competência de comunicação. Esta é a proposição central sendo, portanto, o centro da teoria substantiva. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55478 |
ISBN: | 978-85-444-1825-3 |
DOI: | 10.24824/978854441825.3 |
Versão da editora: | https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32577-docencia-e-formacaobr-perspectivas-plurais-na-pesquisa-em-educacao |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SOFTWARE DE APOIO A METODOLOGIAS QUALITATIVAS UM ESTUDO BASEADO NA GROUNDED THEORY-Altina Ramos.pdf Acesso restrito! | 351,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |