Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55600
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Joana Raquel Faria | por |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T09:15:59Z | - |
dc.date.available | 2018-08-06T09:15:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.date.submitted | 2017-09 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, J. (2018). Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa. In J. C. Morgado, J. Sousa, A. F. Moreira & A. Vieira (Orgs.), Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos (pp. 143-158). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-57-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55600 | - |
dc.description.abstract | A Avaliação Externa de Escolas (AEE) em Portugal surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, sendo implementada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), a partir de 2006. Os efeitos da AEE em Portugal são já visíveis e vários estudos nacionais apontam para a tendência de alterações ao nível curricular, pedagógico e organizacional na escola pública (Barreira, Bidarra & Vaz-Rebelo, 2016), nomeadamente nos processos de autoavaliação (Pacheco, 2016). É neste contexto que será apresentada a AEE na Europa e em Portugal, com incidência na questão da autoavaliação, de modo a compreender o contexto desta mudança estratégica ao nível da política educativa em Portugal e as suas necessidades. Com base nos resultados de pesquisas nacionais, apresenta-se uma proposta de acompanhamento e apoio das escolas ao processo de autoavaliação que visa a criação de sinergias interinstitucionais. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd) – projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. SFRH/BD/93389/2013 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Avaliação Externa das Escolas | por |
dc.subject | Autoavaliação | por |
dc.subject | Cooperação Interinstitucional | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.title | Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 06 - 07 jul. 2017 | por |
sdum.event.title | III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares "Educação, Formação e Crioulidade" | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 143 | por |
oaire.citationEndPage | 158 | por |
oaire.citationConferencePlace | Praia, Cabo Verde | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Currículo, Formação e Internacionalização: Desafios contemporâneos | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capitulo_Joana_Sousa.pdf | 442,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons