Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55600

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Fariapor
dc.date.accessioned2018-08-06T09:15:59Z-
dc.date.available2018-08-06T09:15:59Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationSousa, J. (2018). Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa. In J. C. Morgado, J. Sousa, A. F. Moreira & A. Vieira (Orgs.), Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos (pp. 143-158). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-57-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55600-
dc.description.abstractA Avaliação Externa de Escolas (AEE) em Portugal surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, sendo implementada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), a partir de 2006. Os efeitos da AEE em Portugal são já visíveis e vários estudos nacionais apontam para a tendência de alterações ao nível curricular, pedagógico e organizacional na escola pública (Barreira, Bidarra & Vaz-Rebelo, 2016), nomeadamente nos processos de autoavaliação (Pacheco, 2016). É neste contexto que será apresentada a AEE na Europa e em Portugal, com incidência na questão da autoavaliação, de modo a compreender o contexto desta mudança estratégica ao nível da política educativa em Portugal e as suas necessidades. Com base nos resultados de pesquisas nacionais, apresenta-se uma proposta de acompanhamento e apoio das escolas ao processo de autoavaliação que visa a criação de sinergias interinstitucionais.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd) – projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. SFRH/BD/93389/2013por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAvaliação Externa das Escolaspor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectCooperação Interinstitucionalpor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleAvaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate06 - 07 jul. 2017por
sdum.event.titleIII Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares "Educação, Formação e Crioulidade"por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage143por
oaire.citationEndPage158por
oaire.citationConferencePlacePraia, Cabo Verdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationCurrículo, Formação e Internacionalização: Desafios contemporâneospor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capitulo_Joana_Sousa.pdf442,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID