Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55664
Título: | O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica |
Outro(s) título(s): | Pictures’ effect on phonological awareness assessment |
Autor(es): | Carviçais, Sofia Figueiredo |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado |
Palavras-chave: | Consciência fonológica Imagem Memória Vocabulário Consciência acerca do impresso Conhecimento das letras Phonological awareness Pictures Memory Vocabulary Print awareness Knowledge of the letter’s name |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O objetivo do estudo foi investigar o efeito da imagem no desempenho das crianças em tarefas de
consciência fonológica, controlando a memória, a consciência acerca do impresso, o vocabulário e o
conhecimento do nome das letras. Procurou ainda investigar a relação entre estas variáveis e a
consciência fonológica avaliada com e sem imagem. Participaram 59 crianças do último ano do ensino
pré-escolar, que foram avaliadas nas duas condições nas tarefas: segmentação silábica, identificação
da sílaba inicial e identificação do fonema inicial. Foram ainda aplicados: os subtestes de memória e
vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária, o teste de
escrita inventada e uma prova informal para avaliar o conhecimento do nome das letras. Os resultados
mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as correlações da
consciência fonológica com ou sem imagem, com a memória, a consciência acerca do impresso, o
vocabulário e o conhecimento do nome das letras. Também não foram encontradas diferenças
estatisticamente significativas entre o desempenho das crianças nas três tarefas de consciência
fonológica na presença ou ausência de imagens. Desta forma, os resultados parecem indicar que a
imagem não tem um papel relevante na avaliação da consciência fonológica. The aim of the study was to investigate the effect of pictures on children's performance in tasks of phonological awareness, controlling memory, print awareness, vocabulary and knowledge of the letter’s name). It also investigates the relationship between these four variables and phonological awareness assessed with and without pictures. Fifty nine children on the last year of pre-school’s education were evaluated under both conditions (with and without pictures) in the tasks of: syllabic segmentation, identification of the initial syllable and identification of the initial phoneme. These children also performed memory and vocabulary subtests of Wechsler's Intelligence Scale for the Preschool and Primary Ages, the invented writing test and an informal test to evaluate their knowledge about the name of the letters. The results showed no statistical significant differences between the correlations of memory, print awareness, vocabulary, knowledge of the letter’s name with phonological awareness with or without pictures. And also, no statistical significant differences were found on the performance of children in the three tasks of phonological awareness in the presence or absence of pictures. Therefor the results seem to indicate that pictures do not play a relevant role in the evaluation of phonological awareness. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55664 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sofia+Carvicais_Pg32181.pdf Acesso restrito! | 760,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |