Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56223

TítuloO desenvolvimento da educação literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico: relatório de atividade profissional
Autor(es)Segura, Joaquim Jorge Domingues
Orientador(es)Patrício, Rita
Palavras-chaveCânone
Leitura
Literatura
Práticas de leitura
Educação literária
Canon
Reading
Literature
Reading practices
Literary education
Data2017
Resumo(s)No presente trabalho, associa-se a descrição das atividades mais relevantes de um percurso profissional a uma reflexão sobre o desenvolvimento da educação literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico. Analisam-se as razões que podem justificar a resistência dos alunos face à leitura literária e reflete-se sobre o papel que cabe ao professor no sentido de encontrar respostas alternativas às práticas vigentes. Neste sentido, propõe-se uma reflexão sobre as finalidades do ensino e da aprendizagem da literatura na escola, bem como sobre aquilo que se lê e sobre os modos utilizados para promover a educação literária. Ao longo do relatório, privilegia-se a reflexão sobre práticas que permitem implicar os alunos nos processos de reconstrução de significados, no quadro de uma orientação dialógica e do entendimento da fala e da escrita enquanto motores de mais e de melhor leitura.
The present work provides an insight on the most relevant activities of a professional career along with a reflection on the development of literary education with students of the third cycle of Basic Education. The reasons that may justify the students' resistance to literary reading are analysed and the teacher’s role in finding alternative answers to current practices is thought upon. Therefore, an overview of the purposes of literature teaching and learning in school is provided, and a reflection about what is read and about the approaches used to promote literary education is also presented. In the course of this report, the main focus is on reading practices that allow students to be engaged in the meaning making processes, within the framework of a dialogical assumption and the perception of speaking and writing as fundamental features for more and better reading.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56223
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joaquim Jorge Domingues Segura.pdf
Acesso restrito!
6,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID