Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56938

TítuloConcepções de estudantes do ensino superior acerca da Eugenia
Outro(s) título(s)Conceptions of higher education students about Eugenia
Autor(es)Schneider, Eduarda Maria
Carvalho, Graça Simões de
Corazza, Maria Júlia
Palavras-chaveMovimento eugênico
Eugenics movement
Modelo KVP
KVP model
Data2017
EditoraAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
CitaçãoSchneider, E.M., Carvalho, G.S. & Corazza, M.J. (2017). Concepções de estudantes do ensino superior acerca da Eugenia. In: Anais XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Florianópolis, SC, Brasil, 3-6 julho 2017. pp.1-11.
Resumo(s)Objetiva-se com a presente pesquisa conhecer as concepções que emergem de conhecimentos, valores e práticas de estudantes do ensino superior acerca da Eugenia. A metodologia de abordagem quantitativa consistiu na análise das frequências das respostas a um questionário elaborado e validado a partir da escala tipo Likert. A pesquisa foi realizada com universitários dos anos iniciais e finais de cursos das áreas de biológicas e de humanidades de uma universidade localizada no Brasil e outra em Portugal. Os resultados indicaram que grande parte dos estudantes não detém conhecimentos sobre o termo eugenia. Contudo, a maioria dos acadêmicos evidencia valores sistêmicos quanto ao uso da engenharia genética para buscar o melhoramento humano e práticas contrárias às ideologias do movimento eugênico. Esse resultado evidencia a necessidade de incluir a contextualização histórica da eugenia no ensino, promovendo a integração de conhecimentos, valores e práticas para a formação de concepções críticas acerca do tema.
The objective of this research is to understand the conceptions that emerge from the knowledge, values and practices of higher education students about Eugenia. The methodology of quantitative approach consisted in the analysis of the frequencies of the answers to a questionnaire elaborated and validated from the Likert scale. The research was carried out with university students from the initial and final years of courses in the biological and humanities areas of a university located in Brazil and another in Portugal. The results indicated that most students do not have knowledge about the term eugenics. However, most scholars point to systemic values regarding the use of genetic engineering to seek human improvement and practices contrary to the ideologies of the eugenic movement. This result evidences the need to include the historical contextualization of eugenics in teaching, promoting the integration of knowledge, values and practices for the formation of critical conceptions about the theme.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56938
e-ISSN1809-5100
Versão da editorahttp://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC2017-Eugenia.pdf871,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID