Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58633

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGama, Rafaelapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2019-01-28T11:50:16Z-
dc.date.available2019-01-28T11:50:16Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationGama, R. & Anastácio, Z. (2018). Género e Sexualidade na Escola: uma proposta de modelo educativo. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 52. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook)por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58633-
dc.description.abstractA proposta de investigação de doutoramento tem como objetivo analisar o decurso e os resultados de um projeto interdisciplinar sobre sexualidade e género, no âmbito da Educação Sexual, a ser elaborado em parceria com uma escola pública do Brasil. Sugere-se, para essa investigação, uma metodologia de investigação ação, conjugando técnicas de caráter quantitativo e de caráter qualitativo. Pretende-se realizar um plano de intervenção em formato de oficinas com crianças de 6 a 7 anos de uma escola pública do Brasil, definindo o tema dessas oficinas a partir do levantamento das curiosidades e dúvidas das crianças por meio de diversas estratégias, como leitura de livros infantis sobre o tema, roda de conversa, aplicação de questionário de imagens. Os dados coletados serão analisados qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. Com esta investigação pretende-se construir um modelo educativo de abordagem das questões de género e sexualidade em contexto escolar a partir da consideração das necessidades educativas das crianças. Espera-se ainda poder delinear um plano de formação e empowerment dos professores deste nível de ensino. Também espera-se munir as crianças de competências de comunicação argumentativa e de tomada de decisão de acordo com o seu pensamento crítico em matéria de sexualidade.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGéneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectModelo educativopor
dc.titleGénero e sexualidade na escola: uma proposta de modelo educativopor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage52por
oaire.citationEndPage52por
oaire.citationConferencePlaceInstituto de Educação, Universidade do Minho, Bragapor
dc.identifier.eisbn978-972-8952-50-1-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublication5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumospor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumoebook_5CIS_Rafaela&Zelia_p52.pdf104,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID