Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58633
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gama, Rafaela | por |
dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T11:50:16Z | - |
dc.date.available | 2019-01-28T11:50:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | Gama, R. & Anastácio, Z. (2018). Género e Sexualidade na Escola: uma proposta de modelo educativo. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 52. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook) | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58633 | - |
dc.description.abstract | A proposta de investigação de doutoramento tem como objetivo analisar o decurso e os resultados de um projeto interdisciplinar sobre sexualidade e género, no âmbito da Educação Sexual, a ser elaborado em parceria com uma escola pública do Brasil. Sugere-se, para essa investigação, uma metodologia de investigação ação, conjugando técnicas de caráter quantitativo e de caráter qualitativo. Pretende-se realizar um plano de intervenção em formato de oficinas com crianças de 6 a 7 anos de uma escola pública do Brasil, definindo o tema dessas oficinas a partir do levantamento das curiosidades e dúvidas das crianças por meio de diversas estratégias, como leitura de livros infantis sobre o tema, roda de conversa, aplicação de questionário de imagens. Os dados coletados serão analisados qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. Com esta investigação pretende-se construir um modelo educativo de abordagem das questões de género e sexualidade em contexto escolar a partir da consideração das necessidades educativas das crianças. Espera-se ainda poder delinear um plano de formação e empowerment dos professores deste nível de ensino. Também espera-se munir as crianças de competências de comunicação argumentativa e de tomada de decisão de acordo com o seu pensamento crítico em matéria de sexualidade. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Modelo educativo | por |
dc.title | Género e sexualidade na escola: uma proposta de modelo educativo | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 52 | por |
oaire.citationEndPage | 52 | por |
oaire.citationConferencePlace | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga | por |
dc.identifier.eisbn | 978-972-8952-50-1 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumoebook_5CIS_Rafaela&Zelia_p52.pdf | 104,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons